Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Ter sucesso e ser bem-sucedido são decisões pessoais

Ter sucesso e ser bem-sucedido são decisões pessoais

Segundo a coach e especialista em carreiras, Denise Alcântara Pelizzon, “ser bem-sucedido é uma decisão pessoal, não um presente. Saber o que quer é meio caminho andado para atingi-lo”. A frase é impactante e faz muito sentido. De fato, quando se tem em mente os objetivos de vida, é possível traçar as metas para alcançar o sucesso esperado. Obviamente, que será preciso ter disciplina e motivação, além de outros requisitos. As fórmulas mágicas não existem, mas a força de vontade e foco nos resultados podem ajudar a viabilizar suas metas, em busca do sucesso.  Vamos tratar um pouco mais sobre essa questão ao longo do texto. Então, continue a leitura!

E quando não se tem objetivos claros?

Como destacamos anteriormente, com base na citação de Denise Alcântara Pelizzon, saber o que quer facilita o início de uma trajetória que pode levá-lo ao sucesso almejado. Contudo, em muitas situações, a pessoa terá dúvidas sobre seus objetivos e metas, na prática, pode haver uma série de temas, mas nada de concreto. Não existe um foco, ou mesmo, uma questão específica. Percebemos, então, que encontrar o objetivo pode ser também um desafio.

De qualquer forma, todo o caminho traçado para o sucesso, passa por momentos de reflexão. É importante, dessa forma, se autoconhecer e refletir sobre o que te move e o que te apetece. Quem nunca se deparou com alguma situação ou contexto, em que as decisões certas pareciam impossíveis e, até mesmo, os objetivos e propósitos de vida não se mostravam claros. O fato é que tendemos a buscar por respostas fáceis e prontas e, nem sempre, a solução está diante de nossos olhos.

Por isso, é importante focar na reflexão, fazer uma análise de sua própria vida, com base nas conquistas, vitórias e derrotas. Essas observações trazem sentimentos e expectativas –  alguns dos quais promovem motivação e nesse caminho, a pessoa começa a perceber quais são seus interesses e vontades. E tudo isso já facilita, claro, na formatação dos objetivos.

Em busca da satisfação

Pessoas bem-sucedidas são felizes e trabalham com prazer. Mas é possível ser feliz no trabalho? Infelizmente, não à toa, várias pesquisas comprovam que a maioria das pessoas não gosta do trabalho. O emprego é encarado como algo necessário para a sobrevivência. Contudo, ao menos, sentir satisfação em sua atividade profissional é possível.

Ser bem-sucedido e ter sucesso na vida profissional, não implica apenas na aquisição dos melhores salários, benefícios e status. O essencial é não focar somente no ganho material, mas sentir-se bem ao executar as atividades e procurar se aperfeiçoar na carreira. Portanto, seja feliz na profissão, isso já é um aparato poderoso para seguir uma vida de realizações. Então, avalie suas escolhas. O trabalho movido apenas pelo objetivo financeiro, em algum momento, trará estresse, insatisfação e desmotivação. Procure algo que, ao menos, proporcione um pouco de satisfação.

Ser autoconfiante

Tenha poder de decisão e seja bom com argumentos, esses ingredientes o tornam um pessoa autoconfiante, o que não deixa de ser um elemento motivador. Pessoas autoconfiantes lidam bem com os desafios e inspiram todos que estão ao seu redor. Não precisamos mencionar, que a autoconfiança é um ingrediente importante para ser bemsucedido na vida e ter sucesso, certo? Fátima Marques – psicóloga e gestora de negócios – afirma em reportagem do “Estadão”, que prefere trabalhar com pessoas autoconfiantes, pois elas “não têm medo do novo” e quando não dominam um determinado tema, se propõem a aprender.

Em busca dos sonhos

Percebeu como somos complexos? E ainda existem questões da natureza humana que merecem mais destaques, estudos e reflexões. Existem temas e temas a serem respondidos. Enquanto isso, nos arriscamos nesse mundo desafiante e com os nossos propósitos em mente, traçamos nossa trajetória, nossos caminhos e “buscamos as estrelas”, a fim de alcançar nossos sonhos. Portanto, não se esqueça de que o sucesso é algo que depende muito de você. Então, siga algumas regras, tenha foco no seu objetivo, motivação, seja autoconfiante e acredite no seu potencial.

Sobre Leticia Veloso

Jornalista com passagens pelo Grupo Folha e Grupo RBS. Também é professora de atualidades da Nova Concursos.

Um comentário

  1. Muito bom o texto. A autoconfiança é o ingrediente principal para o sucesso profissional, além de tornar a pessoa bem quista onde quer que ela trabalhe. Gostei muito do texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top