Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba o que fazer para intensificar sua força mental

Saiba o que fazer para intensificar sua força mental

A força mental é um dos primeiros requisitos (e, talvez, um dos mais importantes) para qualquer um de nós iniciar um processo de mudança. É justamente em nossa mente que reside o impulso inicial de que necessitamos para dar passos que nos levem ao sucesso — ou mesmo ao fracasso. Gosto muito desse pensamento do filósofo alemão Immanuel Kant: “Toda reforma interior e toda mudança dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço”.

Em linhas gerais, potencializar os bons valores em nossa mente significa regular as emoções, dedicando atenção especial ao que anda presente em nosso pensamento. Essa linha de raciocínio, por exemplo, é um dos diferenciais que se nota na atitude de um empreendedor de sucesso e aquele empresário que, eventualmente, não conquista tantos êxitos.

Falamos um pouco sobre isso no post sobre o que há na mente dos melhores atletas do mundo, vale a pena você dar uma lida. Mas, aqui, centraremos nossa análise nas atitudes simples (e que você pode tomar a partir de agora) para intensificar sua força mental. Vamos nessa?

1) Estabelecer metas para desafiar seu cérebro
Uma das primeiras medidas é manter-se desafiado, sempre. Sair da zona de conforto e estimular sua mente com novos horizontes a serem alcançados faz com que instiguemos o nosso cérebro a seguir adiante. Em outro post por aqui também falamos sobre o que deve ser feito para estabelecer metas.

2) Sabe o que quer alcançar? Planeje como chegar lá!
Outro modo de manter seu cérebro estimulado é saber qual caminho irá percorrer para conquistar seu objetivo. Normalmente, temos muito claro aonde queremos chegar, mas quase nunca o que deve ser feito (o processo a ser utilizado). Por exemplo: se você deseja conseguir uma promoção no trabalho, planeje quais atitudes deve tomar para que esteja mais propenso a esse reconhecimento.

3) Não desperdice bens preciosos: tempo e energia
O nosso tempo e a nossa energia são bens valiosos que temos à disposição para cumprir o que planejamos. Ao investi-los de modo errado, vamos tirando os estímulos do nosso cérebro e, assim, minamos a produtividade (o que acaba levando a outras consequências piores).

4) Reconheça o progresso das ações feitas
Lembre-se que ninguém é de ferro. Por isso mesmo, você deve acompanhar seu progresso para estimular seu cérebro a prosseguir nessa trajetória. Essa autoanálise colabora na correção de rumos (caso sejam necessários) ou ainda a dar mais confiança para seguir adiante.

5) Mantenha pensamentos positivos (e construtivos)
Afastar o sentimento negativo do seu pensamento vai mantê-lo tinindo e ajudará a potencializar sua força mental. Quaisquer atitudes nossas têm origem no cérebro (sejam boas, sejam ruins). Por isso, observe com muita atenção aos sentimentos que conserva nele.

Gostaríamos de saber o que você tem feito para fortalecer sua mente. Conte para nós nos comentários abaixo. Suas boas práticas podem ajudar outros leitores 🙂

Sobre Navebook

Navebook é um blog contendo informações sobre Produtividade e Alta Performance, que oferece artigos direcionados a estes temas, com foco principal no trabalho. Todo o conteúdo é produzido e organizado para você, leitor. Aproveite, participe e deixe-nos a sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top