Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Que tal se inspirar nos grandes exemplos?

Que tal se inspirar nos grandes exemplos?

Como mencionado em outros artigos, a motivação é uma espécie de combustível que mantém o indivíduo disposto a seguir em frente e lutar. Inspirar-se nos grandes exemplos é algo que desperta o desejo de conseguir ultrapassar os desafios, logo, a pessoa se sente mais motivada. E que grandes exemplos são esses, afinal? A questão destacada dá margem a uma resposta aberta e ampla.

Contudo, de forma geral, os grandes exemplos podem estar em histórias inspiradoras. Alguns casos chegam a “embalar e tocar a alma”, como esta imagem destacada no artigo de uma menina italiana distribuindo doces a imigrantes que estavam sendo expulsos da Itália. A imagem foi divulgada pelo jornalista europeu Jan Pellissier, em sua conta no Twitter.  A foto foi registrada em Ventimiglia, na província italiana de Impéria.

Bom, é impossível não se comover com a grandeza e generosidade de uma criança, já invadida por tamanha nobreza de alma. Esse tipo de situação faz com que as pessoas se questionem a respeito das relações humanas que se tem hoje, em meio ao individualismo bastante latente na sociedade. O indivíduo começa a se inspirar neste bom exemplo, justamente, quando se questiona sobre qual é o seu papel no mundo. Viu só como uma linda história pode fazer uma revolução internamente?

Reprodução/Twitter/Jan Pellissier

Reprodução/Twitter/Jan Pellissier

Exemplos na vida pessoal

No campo da vida pessoal existem, claro, muitos casos e bons exemplos em todos os aspectos. Algumas das situações mais comuns são de pessoas que precisam lidar com desafios que parecem ser insuperáveis. Imagine, por exemplo, uma mulher que consegue vencer o câncer, uma das doenças mais terríveis de todos os tempos. Felizmente, tem-se muitas histórias de pessoas que conseguiram vencer essa difícil batalha. Elas são guerreiras, corajosas e inspiram os outros a nunca desistir e sempre lutar.

Exemplos na carreira profissional

O âmbito profissional também pode apresentar grandes histórias e bons exemplos, como uma superação ou desafio enfrentado, num momento incerto e permeado por dúvidas e insegurança. Não são raros os casos de pessoas que se sentem desmotivadas por complicações no trabalho e precisam tomar decisões difíceis, que exigem bastante reflexão.

Por exemplo, suponha-se que o funcionário de uma empresa esteja insatisfeito e infeliz com o atual trabalho, os motivos se estendem aos valores recebidos, excesso de pressão, falta de valorização e estresse absoluto. Bom, tudo isso contribui, de fato, para a insatisfação e infelicidade profissional. Mas contudo, ele começa a se questionar sobre o que gostaria de fazer, quais objetivos de vida e o que procura em sua carreira.

A pessoa observa casos de indivíduos que deixaram seus empregos estáveis e se arriscaram em seu próprio negócio. Muitas dessas histórias tiveram final feliz, mas não se trata de uma regra aplicada a todos os casos. Esses grandes exemplos servem para que a pessoa comece a se questionar sobre o que poderia fazer para reverter essa situação caótica, a qual enfrenta.

Há algumas possibilidades, esse funcionário insatisfeito pode pensar em estratégias que podem tornar o ambiente de trabalho e as atividades menos hostis, de repente, é possível até conversar com o gestor sobre uma mudança de área e sugerir outras funções a serem desenvolvidas, sobretudo, atividades que deixam o profissional mais motivado e instigado a seguir. Contudo, se esse profissional sentir que tem, de fato, “uma certa veia” empreendedora, além de possuir uma boa ideia de negócio, por qual motivo não se arriscar nessa empreitada? O sucesso pode estar em seu caminho, não?

Bom, que fique claro que esses dois exemplos são apenas algumas das situações possíveis, pois existem outras possibilidades. E para encontrar o melhor caminho a seguir em todos os setores da vida, o autoquestionamento e a reflexão são aparatos essenciais. Ah, outra coisa, jamais se esqueça de se inspirar sempre em bons exemplos. A inspiração pode ajudar a “mover montanhas”. Você tem dúvidas disso?

 

Sobre Leticia Veloso

Jornalista com passagens pelo Grupo Folha e Grupo RBS. Também é professora de atualidades da Nova Concursos.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top