Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O que fazer para liderar equipes de alta performance

O que fazer para liderar equipes de alta performance

Liderar equipes de alta performance passa, acima de tudo, por um exercício de treinamento e persistência para se obter qualidades de cada integrante do time. Quem expressou isso muito bem foi Abraham Lincoln para quem “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. Simples, mas absolutamente profunda essa reflexão que também se apresenta como atual aos anseios das corporações. Nem parece que foi dita no século XIX, não é mesmo?

Se olharmos bem nas entrelinhas desses palavras do célebre presidente norte-americano, percebemos que o caminho passa por treinar, treinar e treinar sempre os componentes do time. Essa receita dá tão certo que falamos sobre ela no post “o que há na mente dos melhores atletas do mundo”. Para ajudá-lo a entender melhor como essa estratégia se alinha ao seu escritório, aí vão recomendações que você pode passar adotar desde já:

#1 Dê o exemplo: vamos combinar que não adianta esperar que a equipe tenha atitude de alta performance se o líder não inspira esse comportamento. A melhor forma de gerar engajamento entre os componentes da sua equipe é dar o exemplo, ou seja, o líder deve demonstrar capacidade de executar tudo aquilo que espera dos seus profissionais.

#2 Alinhe as expectativas: uma das maneiras que mais geram retrabalho nas organizações (ou problemas graves de comunicação num projeto) é a falta de alinhamento na comunicação. Deixar claras as expectativas, o que se espera de cada profissional, onde se pretende chegar e, principalmente, o porquê de realizar determinada atividade.  

#3 Valorize cada pessoa: ouça, dialogue e considere todas as pessoas que estejam na sua equipe de trabalho. Na era do trabalho em colaboração, o aprendizado chega de todas as formas e estabelecer essa conexão com todos é uma maneira de extrair o que elas têm de melhor. Dê atenção e receberá engajamento em troca.

#4 Desafie seu time: estabelecer metas e objetivos claros para serem perseguidos pelo time é uma maneira de motivar a seguir adiante. Dessa maneira é possível reascender o brilho nos olhos dos que estão ao seu lado. É importante destacar que as metas precisam ser desafiantes, mas possíveis de serem alcanças. Lembre-se também que ela precisa ter um prazo para ser concretizada.

#5 Reconheça: valorizar o esforço de cada integrante nas tarefas desempenhadas é outra maneira de obter maior engajamento. E se engana quem pensa que o reconhecimento é uma moeda de troca, que só se concretiza com dinheiro. Há inúmeras formas de agradecer a dedicação e o zelo de todos. Identifique no seu contexto quais são elas e certamente poderá tirar o melhor daqueles que compõem seu time.

E você: que atitudes toma para alcançar a alta performance em seus profissionais? Gostaríamos de saber! Escreva, por favor, nos comentários abaixo. Até a próxima!

Sobre Navebook

Navebook é um blog contendo informações sobre Produtividade e Alta Performance, que oferece artigos direcionados a estes temas, com foco principal no trabalho. Todo o conteúdo é produzido e organizado para você, leitor. Aproveite, participe e deixe-nos a sua opinião.

Um comentário

  1. Amei o texto. Muito bom mesmo. Bem elaborado, de fácil compreensão e de aplicação. Gostei!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top