Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Em busca de sentido nas atividades do dia-a-dia

Em busca de sentido nas atividades do dia-a-dia

A maioria das pessoas busca um propósito ou objetivo de vida, todos têm sonhos e metas. E muitas vezes quando esses sonhos não são alcançados, o sentimento de frustração é intenso e pode trazer desmotivação. O grande desafio é buscar um sentido nas atividades do dia-a-dia. O que significa que mesmo que você não consiga viver a vida viajando pelo mundo, é preciso sentir satisfação em algumas das atividades que executa no dia a dia. Esse sentido está ligado à motivação e não devemos esquecer que pessoas motivadas são, de fato, mais felizes.

Objetivo de vida

Qual é a sua meta ou objetivo de vida? Seria trabalhar menos e produzir mais? Ou talvez, trabalhar mais com menos esforço? Bom, seja qual for a sua meta, o mais importante é focar nesse objetivo e manter-se motivado. Não adianta, por exemplo, querer mudar de emprego ou carreira, se não houver ação e medidas para que esse objetivo seja concretizado. A vaga dos seus sonhos não vai aparecer se você não for à luta, certo? Então, é muito importante saber o que quer e estar ciente se tem condições de atingir essa meta. Esse questionamento é importante.

No caso do emprego, por exemplo, se você busca uma outra carreira e ainda lhe falta qualificação, invista no aprendizado, pesquise o máximo que puder sobre essa carreira e consulte profissionais da área. Infelizmente, a vaga não vai “cair do céu”. Para conquistar o sucesso é essencial trabalhar com eficiência, estabelecer metas e buscar cumpri-las.

Descobrir a paixão pela profissão

Bom, mesmo que você não encontre a receita perfeita que possibilite trabalhar menos e ganhar mais, executar a sua atividade profissional com paixão e satisfação é um “artigo de luxo” nos dias de hoje. Sempre são divulgadas pesquisas que atestam a insatisfação dos indivíduos em relação aos seus empregos. Por exemplo, o consultor indiano Raj Sisodia, mencionou em 2013, que 72% das pessoas de todo o mundo não gostam do seu trabalho, de acordo com reportagem do “Valor”.

O consultor cita na matéria que é essencial que as pessoas escolham trabalhar com atividades que gostam. Ele destaca que muitos dos ataques cardíacos ocorrem, especialmente, nas manhãs de segunda-feira. Então, trabalhar com o que gosta, além de deixar o profissional motivado, contribui para manter uma vida cada vez mais saudável. Isso porque tensões, pressões e estresses são verdadeiros venenos para a saúde humana.

Os detalhes

Mesmo que você não esteja disposto a quebrar o paradigma, pedir as contas na empresa e sair por aí em busca do seu objetivo de vida (veja bem, vale lembrar que isso é uma decisão que precisa ser bastante refletida, tá?). Você pode descobrir a paixão pelas atividades diárias por meio dos detalhes da vida. Aproveite a sua hora do almoço da melhor forma, coma devagar, compre algo que deseja, veja pessoas, ou simplesmente, seja um observador da cidade. Sinta prazer em estar consigo mesmo ou com os colegas.

São muitas as atividades que podem proporcionar satisfação, como aproveitar o café fresquinho, acompanhado de pães quentes e frutas saborosas, que tal? Se puder saborear a refeição com calma, a sensação de bem-estar proporcionada é um combustível e tanto para começar o dia da melhor forma.

“Eu sempre tive muita preguiça de acordar cedo. Felizmente, descobri uma fórmula para ajudar nesse desafio: fazer yoga antes de ir ao trabalho. Eu me sinto tão fortalecida e com muita disposição”, afirma a assessora de imprensa Barbara Ferreira. Bom, fica claro que encontrar o sentido nas coisas depende de motivação e vontade de sentir-se bem. Vale a pena tentar. Vamos à luta? Seja feliz!

Sobre Leticia Veloso

Jornalista com passagens pelo Grupo Folha e Grupo RBS. Também é professora de atualidades da Nova Concursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top