Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Como fazer com que as amizades no trabalho não interfiram na sua postura profissional

Como fazer com que as amizades no trabalho não interfiram na sua postura profissional

Uma boa relação com os companheiros de trabalho é fundamental para evitar situações de estresse e manter um bom trabalho em equipe, pois ao executar as tarefas em equipe, se comunicando e sabendo fazer uma boa divisão, sempre se alcança melhores resultados.  

Para que a rotina de trabalho seja menos maçante, é essencial ter um bom clima organizacional no trabalho, e para isso é importante manter algumas relações de amizade e companheirismo. No entanto, é necessário saber o limite dessas amizades, para que elas não interfiram de forma negativa na sua postura profissional. 

Como lidar com as amizades no trabalho? 

Para que você possa desenvolver boas atividades no ambiente de trabalho, é importante que você tenha aliados, que são as pessoas que você considera como parceiras, por te ajudarem, terem mais afinidade e mais características em comum. No entanto, busque separar as amizades com pessoas do seu âmbito pessoal daquelas de seu âmbito profissional. Comentários da sua vida pessoal devem ser evitados para  que o foco da sua relação com os seus colegas seja mantido no bom desenvolvimento das tarefas profissionais. Além disso, evite comentários ruins com os seus colegas sobre as pessoas que você tem menos afinidade. Comentários negativos sobre as pessoas do seu trabalho podem se transformar em fofocas e atritos. Procure resolver os impasses conversando diretamente com a pessoa na qual você tem um problema para resolver. 

Saiba separar as relações profissionais das pessoas 

Confiar nas pessoas e estabelecer uma real relação de amizade é algo que requer tempo e intimidade. Desabafos sobre a sua vida pessoal, pedir conselhos e tentar resolver problemas pessoais no local em que você trabalha pode ser uma má escolha.  

O primeiro problema de estabelecer amizades íntimas no trabalho é que você cria uma falsa ilusão de que as responsabilidades entre vocês diminuem. Assim, quando algum trabalho não for feito por alguma das partes e for necessário chamar a atenção, haverá sensação de desconforto entre vocês.  Outro problema é que o foco da relação de vocês pode ser modificado, e no âmbito profissional, ao invés de serem executadas as tarefas, vocês poderão desviar a atenção e deixar cair o rendimento laboral. 

Como ter amizades saudáveis no trabalho?

  • Seja imparcial 

Não tome as decisões levando em conta as pessoas que têm mais afinidade, pois isso pode atrapalhar o rendimento da sua empresa. Para que você possa crescer como líder e como profissional, tome as decisões levando em conta as pessoas que mais se esforçaram e que merecem o seu reconhecimento. Favorecer alguns colegas em detrimento de outros pode causar confusões e problemas no seu trabalho.

  • Mantenha a ética e o profissionalismo 

Manter relações íntimas de amizade no trabalho podem te levar a ter que tomar decisões injustas, favorecendo pessoas que não conquistaram o mérito que você quer atribuir a elas, por você se sentir coagido em razão da amizade existente. Por isso, evite amizades que extrapolem o profissionalismo para que você seja livre para tomar decisões mais éticas e responsáveis para a sua empresa.

  • Não use as suas amizades profissionais como defesa pessoal 

Você deve obter reconhecimento pelo seu esforço e bons resultados no trabalho. Não use as suas amizades para se esquivar dos seus erros e para procrastinar. Busque aprender com as suas falhas, e não a esconde-las em razão das suas amizades.

  • Não seja altruísta demais 

Manter uma relação amigável com os seus companheiros de trabalho é importante, porém não seja o tempo todo altruísta demais. Bons líderes devem ter postura e firmeza para falar sério quando necessário. Reconhecer os bons trabalhos e fazer elogios é importante, porém quando as tarefas forem realizadas de maneira insatisfatória, é preciso aplicar ‘broncas’ para que o serviço possa ser melhorado.

  • Use as amizades de forma positiva 

As amizades no trabalho podem ser usadas de maneira positiva e saudável. Saber montar boas equipes para trabalharem em grupo é interessante para que o trabalho possa ser entregue mais rápido. Além disso, as amizades no âmbito profissional podem te ajudar a superar os seus medos e dificuldades, tirando as suas dúvidas e aprimorando as suas ideias.

  • Saiba se comunicar 

A boa comunicação é essencial para conseguir expressar as suas ideias e criar laços saudáveis no trabalho. Portanto, procure manter uma boa relação comunicativa com as pessoas. Se expressar te ajudará, ainda, a resolver melhor os impasses entre os seus colegas, ajudando a corrigir as diferenças.

  • Repare o clima organizacional da sua empresa 

Saber se comportar da maneira correta requer que você acompanhe o ritmo da sua empresa. Se as pessoas mantêm um bom nível de conversa, tente se encaixar, porém se a empresa mantiver um padrão mais retraído, não force muitas amizades. Procure ter o perfil do seu ambiente de trabalho para não se sentir deslocado.

  • Estabeleça limites 

Não é agradável que os seus colegas forneçam opinião sobre o que acham da sua vida pessoal, portanto, mantenha o foco nos assuntos do trabalho. É necessário, ainda, separar bem as relações de companheirismo dentro da empresa e as relações de subordinação. Confundir esses papéis pode ser prejudicial ao rendimento laboral. Para que as críticas não causem intrigas, os limites devem ser bem estabelecidos.

  • Não se isole 

Estabelecer limites e separar as relações pessoais das profissionais é muito importante, mas se isolar demais pode te prejudicar dentro da empresa. Ter pessoas que te apoiem e te incentivem é fundamental para continuar no trabalho de maneira saudável. Se isolar demais pode te fazer ficar de fora das principais decisões do local em que você trabalha. Portanto, mantenha uma boa relação de comunicação.

  • As amizades no trabalho devem ter como prioridade o trabalho em equipe 

O principal objetivo de ter amizades no trabalho é trabalhar bem em grupo e desenvolver as tarefas de forma prazerosa, deixando-a menos cansativa. Logo, sempre colabore para um bom clima onde você trabalha, evitando fofocas e comentários pouco construtivos. Assim você conseguirá manter boas relações sem perder o foco do trabalho.

Agora, compartilhe conosco a sua opinião! Você já passou pela experiência de ter dificuldades em continuar bem um projeto, porque seu ‘melhor amigo’ é seu colega de trabalho, e não compartilha dos mesmos objetivos?


Use o espaço de comentários abaixo 🙂

Sobre Adria Beatriz

Bacharel em Direito, com curso de Gestão de Projetos. Escritora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top