Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Como alcançar a excelência em seu propósito de vida?

Como alcançar a excelência em seu propósito de vida?

A busca pela excelência deve permear as atitudes de toda pessoa que deseja alcançar o sucesso, seja no âmbito profissional, pessoal ou mesmo acadêmico. Mas para determinar que excelência é essa o primeiro passo é definir o propósito de vida. O termo tem ganhado cada vez mais destaque nas páginas que tratam do desenvolvimento pessoal, uma vez que para estabelecer um bom planejamento, é preciso, acima de tudo saber para onde se deseja ir.

Há muitas pessoas que reduzem o significado de propósito de vida à carreira profissional ou, ainda, à escolha sobre qual área do saber o indivíduo irá se dedicar. Antes de mais nada, é válido refletir que a nossa profissão, o estudo e as relações que estabelecemos são meios para atingirmos o propósito de vida. O equilíbrio entre esses fatores, com a harmonia de pensamento, é o que garantirá isso.

Separamos algumas perguntas reflexivas e que apoiam nesse processo de alinhamento do seu objetivo de vida:

  • Qual a minha vocação?
  • Qual é o meu maior sonho?
  • Qual o maior legado gostaria de deixar para a vida?
  • Se eu pudesse escrever minha autobiografia, como ela seria?
  • O que me entusiasma a levantar da cama todo dia cedo?

Se você soube responder a essas perguntas com clareza tem grande probabilidade de saber qual o propósito de sua vida. Caso tenha tido dificuldades, pode ser um indício que você esteja ligado no piloto automático, fazendo as tarefas sem que realmente estejam alinhadas a um grande objetivo. Quando isso acontece, é válido voltar a essas perguntas para auxiliá-lo nessa tarefa.

Ao ter bem claro esse propósito, fica muito mais fácil estabelecer quais são as atitudes que devem ser persistidas para se obter a excelência em tudo que faz. A busca pela qualidade passa longe da falta de atitude, também conhecida como zona de conforto. Além disso, a procrastinação também é inimiga número um de quem procura alcançar o melhor desempenho.

Trocando em miúdos: a excelência é um compromisso com a efetividade e a qualidade em tudo que faz. Ao seguir nesse caminho, é possível otimizar o tempo e potencializar a produtividade, fórmula mágica capaz de fazer com que tenhamos menos esforço para obter resultados mais expressivos (como apresentamos no post “É possível trabalhar menos e ganhar mais“).

O filósofo Aristóteles, em uma de suas célebres afirmações, deu o tom da postura que devemos adotar para alcançar um ótimo desempenho: “Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito”.  

E você: em quais objetivos persiste para alcançar a excelência no propósito de vida? Conte para gente nos comentários abaixo.

Sobre Navebook

Navebook é um blog contendo informações sobre Produtividade e Alta Performance, que oferece artigos direcionados a estes temas, com foco principal no trabalho. Todo o conteúdo é produzido e organizado para você, leitor. Aproveite, participe e deixe-nos a sua opinião.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top