Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
10 passos para ter uma personalidade agradável no trabalho

10 passos para ter uma personalidade agradável no trabalho

Na era da colaboração, cada vez mais o desempenho em equipe tem contado a favor do profissional. Em outras palavras, a personalidade agradável e a postura proativa e de diálogo favorecem a busca pelo sucesso individual, agora mais do que nunca visto como um caminho a ser construído com o aprendizado que é absorvido na trajetória corporativa.

Quem dissertou muito sobre as características essenciais desse profissional é Napoleon Hill, norte-americano que escreveu vários livros sobre a busca pelo sucesso. O autor é considerado por muitos especialistas em gestão de pessoas como um dos mais influentes na área de realização pessoal. Além da vasta experiência profissional, ele assessorou dois presidentes dos EUA, Woodrow Wilson e Franklin Delano Roosevelt.

A personalidade agradável é um dos pilares que toda pessoa de sucesso deve construir, segundo Hill. Tanto que ele dedica uma trecho de sua obra literária “A Lei do Triunfo” para orientar sobre como é possível alcançar isso. Fiz uma pesquisa sobre o tema para trazer aqui algumas característas marcantes no profissional que deseja se sobressair no âmbito corporativo:

  1. Ser grato: é uma das maiores virtudes reconhecer o esforço alheio.
  2. Ter atitude tolerante: respeitar os que estão à nossa volta, buscando ajudá-los e não julgá-los.
  3. Conservar senso de humor: sem exageros, o que significa não dar gargalhadas o tempo todo, tampouco ficar com a cara fechada.
  4. Pensar antes de falar: não é despejar em quem está ao seu lado tudo aquilo que lhe veem à mente. Avalie o que precisa ser dito, construa sua linha de raciocínio para, então, falar.
  5. Manter boas conversas: afastar-se do pensamento negativo dos diálogos no escritório; seja positivo para entusiasmar os que o cercam.
  6. Cuidar da aparência: não significa ficar obstinado por roupas, perfumes e sapatos. Mas manter-se em dia com sua aparência o ajudará a destacar-se no âmbito corporativo.
  7. Seja educado: manter a cortesia e o respeito com todos no ambiente profissional, desde os que atuam nas tarefas mais simples até os de cargo de liderança.
  8. Desenvolver empatia: saber lidar com os anseios e expectativas alheias pode ajudá-lo a criar vínculos e confianças com os que estão à sua volta.
  9. Ajustar seu vocabulário: nem excessivamente formal, muito menos usar muitas gírias. Opte por adequar seu discurso de maneira que seja compreendido por todos do escritório.
  10. Ter disposição: quando acionado, invista em agir com naturalidade e energia necessárias para a resolução de demandas.

Ao manter essas recomendações, você estará contribuindo para fortalecer sua imagem profissional. Essas características podem ser suas aliadas também para que você produza mais (dedicamos um post sobre esse assunto, que convidamos a sua leitura).

Gostaríamos de saber o que você tem feito para manter uma atitude agradável no ambiente profissional? Conte para a gente nos comentários abaixo 🙂

Sobre Navebook

Navebook é um blog contendo informações sobre Produtividade e Alta Performance, que oferece artigos direcionados a estes temas, com foco principal no trabalho. Todo o conteúdo é produzido e organizado para você, leitor. Aproveite, participe e deixe-nos a sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top