10 Estratégias para Manter a Saúde Mental no Trabalho

Os diversos meios de comunicação da atualidade exigem uma velocidade maior no processamento e na execução das atividades. Com isso, a responsabilidade e a demanda laboral crescem em níveis abruptos, que muitas vezes nos levam à sobrecarga e ao estresse. Para saber estratégias de controle emocional que nos ajudem a manter a saúde mental e a execução de trabalhos em níveis satisfatórios e livres de estresse, é preciso conhecer técnicas que nos ajudarão nesse processo.

  • Mantenha a organização 

Vivemos em uma época digital, e a tecnologia proporcionou que as tarefas sejam feitas de modo muito acelerado, em que é preciso trabalhar com rapidez para ser um profissional de sucesso. Para conseguirmos realizar tantas atividades ao mesmo tempo, é necessário ter muita organização, pois, em meio a tantos dados para processar e realizar, podemos acabar nos perdendo e não conseguindo realizar sequer uma tarefa com êxito.

Para tanto, mantenha sempre o seu ambiente de trabalho limpo e organizado, com as coisas que você mais utiliza sempre em fácil acesso. Além disso, crie mecanismos de anotação das tarefas que você precisa realizar, para que você mantenha uma ordem e não se esqueça de nada.

  • Não deixe de realizar pausas 

Fazer todas as atividades de modo acelerado e de maneira contínua pode parecer uma boa estratégia para ser um profissional dedicado e que apresente os melhores resultados. No entanto, não é assim que o cérebro funciona. Para que o nosso corpo trabalhe de maneira produtiva, precisamos manter nosso cérebro oxigenado para que o corpo consiga trabalhar com uma maior quantidade de energia. Se não realizarmos pausas quando nos encontrarmos em exaustão, nossa mente entrará em um nível de esgotamento e não conseguirá proceder de maneira satisfatória. O descanso entre as atividades é essencial. Portanto, pare, respire, tome uma água ou café, e volte ao trabalho.

  • Procure o seu autoconhecimento 

Para não entrar em situações de estresse e crises de ansiedade no trabalho, é preciso se conhecer. Saber as suas limitações é essencial para não ultrapassar o que o seu corpo pode suportar. Isso não significa que você não pode se desafiar e vencer as suas dificuldades, aprimorando o seu conhecimento e as suas habilidades, porém, não se cobre tanto. Nem sempre os resultados ocorrem da maneira que esperamos, então autoconhecimento é fundamental para não nos frustrarmos. Além disso, é importante reconhecer as nossas habilidades e usá-las de maneira positiva.

  • Seja positivo 

Muitas vezes o que causa estresse em relação ao trabalho é já encará-lo como algo difícil e ruim. Chegar no trabalho motivado e com a empolgação de querer fazer o melhor e ser útil para o seu ambiente de trabalho ajuda a encarar o trabalho como algo positivo. Energias ruins, como de desinteresse e de tédio em relação ao seu trabalho, podem levar a um estágio de menosprezo pelo que você faz, tornando a tarefa difícil e chata. Manter o ânimo e a positividade, gostando do que você faz, é muito importante para evitar o estresse no trabalho.

  • Mantenha uma boa relação com os seus colegas 

Talvez essa seja a estratégia mais importante, pois o clima organizacional está diretamente ligado com a sua saúde mental no trabalho. Você passa grande parte do seu dia no local onde você trabalha, portanto, os seus colegas de trabalho são as pessoas que terão grande convívio com você. Quando essa relação não é boa você pode se sentir solitário e desmotivado, porém quando a equipe é unida e todos se ajudam, você sente motivado para continuar trabalhando e entregando bons resultados. Logo, ajude a sua equipe e procure manter uma boa relação com todos.

  • Saiba dedicar momentos ao lazer 

Embora o seu desempenho no trabalho tenha grande relevância na sua vida, dedicar um tempo para o lazer é imprescindível para manter uma boa saúde mental no trabalho. Isso ocorre porque a rotina semanal é muito cansativa, e o corpo precisa de um descanso para trabalhar melhor. Quando você dedica momentos do seu tempo para o relaxamento, ao voltar a trabalhar você consegue ter mais calma para realizar as suas atividades e se relacionar com os seus colegas, trabalhando melhor em equipe e raciocinando melhor.

  • Saiba separar o trabalho do cotidiano 

Quando você sai do trabalho é preciso deixar as suas pendências lá. Não leve para casa as suas frustrações no trabalho nem deixe as crises afetarem os seus momentos de lazer. Para pensar melhor em soluções é preciso estar com a mente calma e em ordem. Para isso, tente conversar com a sua família e amigos sobre assuntos leves e que te causem bem-estar. Somente quando estiver mais calmo comece a pensar em soluções para os problemas do trabalho. Isso te fará tomar decisões de maneira mais correta e sábia.

  • Saiba trabalhar em equipe 

Em um ambiente de trabalho é preciso saber se comunicar bem e termos uma boa relação com nossos colegas. O individualismo e o atrito com seus companheiros no trabalho podem levar a situações de desgastes desnecessários. Nesse sentido, saiba reconhecer o bom trabalho e as qualidades dos seus colegas, sempre incentivando a gratidão e o respeito. 

A rejeição pelas outras pessoas pode levar a problemas sérios de saúde, como a depressão. Então, busque manter a melhor relação possível com as pessoas, sempre embasada no companheirismo.

  • Não se desespere com os problemas 

Situações de conflitos no trabalho são normais e nem todos os resultados serão positivos. Saiba manter a calma e pensar com a razão em situações de problemas, pois o desespero o levará à ansiedade, comprometendo a sua saúde. Saiba controlar as suas emoções e pensar em saídas para os problemas.

  • Seja persiste 

Impasses são normais no trabalho, porém, não desista. Saiba encarar as situações difíceis como desafios. Se você ceder à pressão e desistir, possivelmente sofrerá com problemas de baixa autoestima, ficando desestimulado para resolver outras tarefas. Portanto, pense com calma e aprenda a lidar com as situações de frustração. Técnicas de respiração e relaxamento podem ajudar nesse processo.

0 0 voto
Avaliação do artigo
Subscreva
Notificar
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualize os comentários