Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
10 dicas para aumentar a sinergia e o trabalho em equipe

10 dicas para aumentar a sinergia e o trabalho em equipe

Certa vez, em um momento bem inspirado, Michael Jordan afirmou: “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”. Engana-se quem pensa que a afirmação de um dos maiores jogadores de basquete que o mundo já viu atuar se restrinja somente ao esporte. A colaboração é uma palavra cada vez mais presente nos dicionários corporativos e é uma atitude que deve inspirar o profissional de alta performance

Por isso, saber trabalhar em equipe tem sido uma das qualificações mais procuradas pelos que atuam na área de recrutamento e seleção. Para identificar se o perfil do profissional vai ao encontro dessa atitude são aplicados vários testes e simulações. Os benefícios chegam tanto para o empregado, quanto para o empregador. Pelo lado da empresa, mais eficiência operacional, ambiente favorável a novas ideias e ganhos de produtividade. Pelo lado do colaborador, maior aprendizado e motivação.

Mas é claro que para essas qualidades impactarem a todos, é necessário atitudes que fomentem a atuação coletiva. Relacionamentos a seguir 10 comportamentos que dão mais sinergia para o trabalho em equipe.

  • Vestir a camisa: estar comprometido com as metas e alinhado aos objetivos do grupo facilita para o cumprimento das tarefas.
  • Ter disciplina: o rigor com prazo tem que ser levando em conta. Um atraso de alguém, pode impactar em todos.
  • Saber lidar com opiniões diferentes: compreender pontos de vista contrários ao seu é um grande aprendizado. Nesse caso, é importante desenvolver a postura do diálogo para ouvir e saber posicionar-se.
  • Afinar bem a comunicação: a clareza no repasse de informações evita ruído e pode combater o retrabalho, um fator que pode minar a confiança entre os integrantes do time.
  • Ter iniciativa: o trabalho em equipe exige a postura proativa, aquela que busca facilitar a resolução de problemas, tão logo eles apareçam.
  • Ser confiável: desperte o sentimento de confiança nos que estão à sua volta, um valor fundamental para estabelecer o engajamento coletivo.
  • Apresentar novas ideias: busque inovar sempre e trazer novos pontos de vista e informações aos que compõem a equipe.
  • Saiba reconhecer o esforço alheio: a gratidão e o olhar sobre a dedicação de todos nos faz aprender mais e a reconhecer as capacidades dos que estão à nossa volta.
  • Cooperar com o grupo: saber contribuir e estender a mão ao ver a dificuldade de alguém que está no mesmo barco que você, ajuda a despertar o valor da cooperação.
  • Manter o equilíbrio emocional: é um fator importante para saber agir nos momentos de dificuldade, que surgem em toda corporação.

Indicamos ainda a leitura do post “10 passos para ter uma personalidade agradável no trabalho”.  E você: quais desafios encontra e o que faz para melhorar a relação do trabalho em equipe? Conte para nós, trazendo seu comentários nos campos abaixo. 🙂

Sobre Navebook

Navebook é um blog contendo informações sobre Produtividade e Alta Performance, que oferece artigos direcionados a estes temas, com foco principal no trabalho. Todo o conteúdo é produzido e organizado para você, leitor. Aproveite, participe e deixe-nos a sua opinião.

3 comentários

  1. henrique gonzales vallesquino filho

    Como bancário, por 34 anos, de 1959 a 1990, ocupei todos os postos de agências, até à Gerência Geral, e, também, fui Inspetor, na área da Direção Geral do Banco.
    Nas minhas gestões, sempre estimulei o trabalho em equipe.
    Portanto, àqueles que desejam se tornar profissionais de alta performance, este artigo é de excelente qualidade e oportunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top