Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Vença desafios e alcance a sua meta

Vença desafios e alcance a sua meta

Há quem pense que uma vida sem desafios não tem qualquer graça. As dificuldades ganham caráter de inspiração e proporcionam aprendizado. Certo, a linha de raciocínio é perfeita, mas a questão mais complexa e importante, é conseguir se manter motivado de que os desafios são necessários e podem ser superados, independentemente, de quais sejam as situações. Entre uma batalha e outra é, inclusive, perfeitamente normal sentir-se sem motivação, mas o mais importante é buscar a superação e focar no alcance da meta.

Vencer o medo

Um dos passos fundamentais para encarar de frente as dificuldades, seja em todos os aspectos e setores da vida, é não temer as adversidades. Situações como mudança de cargo ou emprego são acompanhadas por sentimentos de ansiedade e insegurança, além do medo frequente de fracassar diante desses novos desafios. A jornalista Ana Maria Silva, 32, conta que quando foi contratada para trabalhar em uma ONG voltada à preservação ambiental, ficou ansiosa e com medo de falhar.

“Eu nunca havia trabalhado numa ONG, mas sempre tive simpatia pelos trabalhos e projetos dessas entidades. Então, quando surgiu a oportunidade, claro que fiquei ansiosa e com receio de não conseguir executar as atividades, mas depois percebi que tudo era questão de me adaptar. Hoje estou mais segura e aproveitando a oportunidade”, disse.

Primeiramente, é importante tentar encarar o desafio como um passo essencial para conquistar o sucesso e alcançar as metas propostas. Mais uma vez, a motivação se apresenta como um ingrediente fundamental, pois ela estimula, revigora e traz as forças necessárias para seguir trilhando.

A disciplina

Em meio a toda essa lógica, nota-se que é preciso ter também disciplina. Isso implica em determinar objetivos, traçar metas e ter foco, a fim de superar os desafios. Essas equações podem parecer demasiadamente complicadas, de certa forma, há uma certa complexidade em manter-se firme no caminho, mas é perfeitamente possível mantê-las ao alcance e em favor de seus objetivos de vida.

Força de vontade

Muitos especialistas em comportamento humano são enfáticos em afirmar que com força de vontade, o indivíduo pode superar as dificuldades e conquistar desafios tido como inalcançáveis. É possível, inclusive, com disciplina (mais uma vez justifica-se sua importância) desenvolver a força de vontade, com mudança de comportamento e inserção de novas práticas cotidianas. De acordo com artigo publicado pelo site “Escola de Psicologia”, a força de vontade está muito ligada a motivação, o que auxilia muito a seguir na luta, não?

O artigo, de autoria de Miguel Lucas, ainda menciona que quem possui força de vontade, naturalmente, consegue se destacar diante dos outros, além de atrair a atenção e admiração dos outros, especialmente, pela “forma como conduz sua vida”. Contudo, é óbvio, que pessoas com força de vontade possuem mais motivação e, então, estão mais determinadas a conseguir o objetivo e meta traçados.

Desafios = crescimento

De fato, os desafios proporcionam a oportunidade de aprender, crescer e inovar. No campo profissional, por exemplo, os desafios na carreira estimulam a inovação, além de propor “crescimento”, como afirma Sidney Alves, gestor de carreira da RH Capital, em entrevista ao site “Bolsa de Mulher.

O especialista alerta que as pessoas não podem encarar os desafios e metas como grandes problemas, mas oportunidades de se destacar na carreira.  Alves ainda sugere na reportagem do “Bolsa de Mulher que diante das dificuldades a pessoa deve absorver o aprendizado proporcionado pelas novas experiências e pôr em prática as técnicas e conhecimento que já possui. Bom, conclui-se, então que focar no desafio como a oportunidade de aprender torna a batalha menos difícil e extremamente possível. Agora, é preciso regatar a sua força interior e seguir na luta. O caminho é tortuoso, mas é possível vencer a batalha.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top