Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Quais são os tipos de inteligência e suas aplicações?

Quais são os tipos de inteligência e suas aplicações?

Na década de 1980, o psicólogo norte-americano Howard Gardner liderou uma equipe da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para ampliar a compreensão acerca do conceito de inteligência. Daí, nasceu a teoria das inteligências múltiplas, uma classificação que abrange oito tipos de inteligência e cujos comportamento são identificados em cada um de nós. O próprio autor sinaliza um nono tipo – mas encara esse último item como um ponto que necessita de mais evidências para se teorizar.

Esse estudo também conclui que é raro que uma só pessoa reúna várias dessas inteligências. O contrário também foi realçado: é praticamente impossível que uma pessoa não tenha nenhuma delas. Segundo a teoria, cada indivíduo apresenta características de duas delas (em média).

É bom dizer que, até que fosse anunciada a teoria das múltiplas inteligências, uma das principais maneiras de medir as habilidades era por meio de um teste psicométrico para identificar a eficiência mental (ou, simplesmente, o teste de QI – quoficiente intelectual). Embora respeitado, esse modelo não se mostrou tão eficiente para calcular habilidades valiosas, tais como liderança, criatividade, controle emocional, entre outras.

Descrevo abaixo quais são os oito tipos de inteligência (e menciono ainda o nono que também foi mapeado, mas ainda não teorizado por Gardner):

Inteligência linguística: bem ligada ao lado esquerdo do cérebro, ela é diretamente associada a pessoas que possuem muita facilidade para se comunicar (seja de forma oral, seja na escrita).

Inteligência lógica: é identificada em indivíduos que têm a memória tinindo e disciplina acima da média. Estes possuem talento para lidar com cálculos em geral ou resolver problemas complexos.

Inteligência corporal: facilmente identificado em atletas de alta performance, esse tipo de inteligência está intimamente ligado à porção do cérebro que controla os movimentos do corpo.

Inteligência espacial: quem tem essa habilidade desenvolvida, tem mais facilidade para lidar com tarefas criativas e artísticas. Em geral, são pessoas com sensibilidade mais realçada e ótima capacidade de criação.

Inteligência musical: é uma das habilidades mais raras de serem percebidas e está associada à facilidade com que a pessoa tem para identificar notas musicais com o simples ato de escutar sons em geral.

Inteligência interpessoal: nesse parâmetro, encaixam-se indivíduos com capacidade natural de liderança, com características de praticidade e, até, empatia. Por isso mesmo, têm facilidade de estabelecer relacionamentos com outros indivíduos.

Inteligência naturalista: atribui-se àqueles que possuem mais facilidade para compreensão de fenômenos da natureza (eventos climáticos e físicos, por exemplo).

Inteligência intrapessoal: apontado como o mais raro dos tipos de inteligência, essa habilidade está ligada à facilidade de o indivíduo compreender os desejos e pensamentos daqueles que estão à sua volta. São pessoas com papéis de liderança, mas que agem de modo mais reservado (diferentemente do perfil identificado na inteligência interpessoal).

Inteligência existencial: muitas pessoas que apresentam a teoria de inteligências múltiplas não chegam a mencioná-la (porque o próprio estudo sinaliza a importância de reunir mais evidências). Essa habilidade é mais característica de líderes espirituais e grandes pensadores e está relacionada à capacidade de refletir sobre questões fundamentais da existência.

Uma coisa é fato: conhecer quais tipos de inteligência você possui ajuda (e muito) a saber como potencializar suas qualidades. Mas isso não quer dizer que você não possa desenvolver habilidades descritas em outros aspectos. Falamos aqui no blog sobre como podemos despertar a genialidade dentro de você, que tal se premiar com esse desafio?

E quais dos tipos de inteligência você mais se assemelha? Conte para gente, indicando sua percepção nos comentários abaixo.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top