Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Postura proativa: atitude dos profissionais de alta performance

Postura proativa: atitude dos profissionais de alta performance

A postura proativa é um dos comportamentos mais facilmente identificados em profissionais de alta performance e também uma das características mais desafiadores de serem treinadas. Muitas vezes isso ocorre porque o conceito, embora bem difundido no jargão corporativo, tem seu significado reduzido a sinônimo de iniciativa e eficiência. É bom deixar claro que, quando digo reduzido, não estou desdenhando dessas potencialidades citadas.

Mas é importante essa contextualização para assimilar o que significa proatividade e, dessa forma, saber quais habilidades devem ser trabalhadas para alcançar esse talento, tão valorizado hoje em dia no ambiente profissional. Antes de mais nada, a postura proativa está ligada a ter atitude (bem diferente da procrastinação – aliás, um hábito ruim que deve passar longe de todo profissional).

A atitude a que me refiro é sobre antever problemas (e atuar em soluções que evitem perdas para a empresa). A proatividade inspira os colaboradores da empresa a não ter medo de errar, pensando sempre à frente das situações. E isso exige, obviamente, preparo. Ou, em outras palavras, capacitação. A pessoa com esse comportamento está sempre estudando, pesquisando, lendo e buscando novos aprendizados para saber como melhorar sua performance.

São também pessoas que valorizam o tempo e, portanto, agem de imediato na resolução de problemas, não deixando para amanhã (o famoso empurrar com a barriga). O bom gerenciamento do tempo é outro atributo presente nos colaboradores proativos, que desenvolvem atenção e foco para as atividades, o que facilita a otimização dos recursos e qualidade na entrega (evitando retrabalho, por exemplo).

Outra qualidade valorizada nas pessoas com postura proativa é a disciplina, pois têm grande rigor para o cumprimento de prazo e das tarefas, o que as tornam menos suscetíveis a cobranças e pressões externas ou mesmo a advertências em função de atrasos em entregas.

Viu só quantas vantagens? Veja agora 10 atitudes que você pode ter a partir de agora para se tornar um profissional proativo:

  • Desenvolva o comprometimento em tudo que faz
  • Aumente o grau de responsabilidade nas atividades
  • Esteja sempre aprendendo coisas novas
  • Busque a auto-crítica
  • Largue a procrastinação de lado
  • Procure se antecipar aos problemas
  • Avalie com frequência o resultado de seu trabalho
  • Aprenda a estabelecer prioridades
  • Desenvolva a iniciativa
  • Aprimore seu foco

Embora a atitude seja a palavra de ordem aos profissionais que desenvolvem esse comportamento, é válido ressaltar que o planejamento e a análise constantes são valiosos instrumentos a quem deseja se dar bem na carreira. Afinal de contas, somente dessa forma será possível canalizar as energias para a tomada de atitude correta, sem precipitação, de modo a evitar que se enfie o pé pelas mãos, como diz o ditado popular.

Espero que você tenha gostado dessas dicas e convido a deixar sua sugestão sobre o que você faz para despertar a postura proativa. Qual tal? Contamos com sua participação nos comentários abaixo! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top