Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O hábito mágico de fazer perguntas a si mesmo

O hábito mágico de fazer perguntas a si mesmo

Você já fez o exercício de fazer perguntas a si mesmo? E buscar na sua vida, no seu dia a dia, e principalmente no seu inconsciente as respostas para as suas próprias perguntas?

Se nunca fez esse exercício, incentivamos você a fazê-lo. É um exercício simples, mas que desenvolve o seu autoconhecimento, a sua habilidade de planejamento e o seu comportamento. Pergunte a si mesmo se o rumo que a sua vida profissional segue hoje está alinhado com o que você esperava há três ou quatro anos atrás? Está alinhado com o seu planejamento estratégico profissional? Quando você estava na faculdade ou nos primeiros estágios dentro da carreira que escolheu, como projetou a sua vida profissional? E como ela está atualmente? Está similar, melhor ou pior? Está próxima do que você esperava ou tomou rumos muito diferentes? Qual foi o seu melhor momento profissional? Como você tem investido na sua profissão? Você faz o que pode fazer por você, ou poderia fazer melhor? O que você faz hoje é o que realmente gosta de fazer? Você é bom no que faz? Em que você é muito bom? O que você faz melhor? E como tem aproveitado as suas melhores habilidades? Você tem vontade de mudar a sua vida profissional? Mudar de empresa? E o que te impede de mudar? O que você faz para ampliar os seus conhecimentos? O que te motiva? Você é um profissional feliz e realizado? Você tem orgulho do profissional que você é?

Essas são as primeiras das muitas perguntas de âmbito profissional que você precisar fazer a si mesmo. Na verdade, essa é apenas uma referência de perguntas, porque a lista é muito particular e única, e você precisará montar a sua própria relação de perguntas. Com a sua lista de perguntas, que precisa estar alinhada com o que você busca na sua vida pessoal e profissional, você conseguirá saber se está seguindo o seu planejamento estratégico profissional e se está no caminho certo.

Esse exercício, de fazer perguntas a si mesmo, é algo interessante, importante, necessário e extremamente estratégico para traçar as suas metas para curto, médio e longo prazo.

É interessante porque se você não parar para avaliar a sua carreira, não saberá como as coisas realmente estão. Não saberá se os acontecimentos andam no caminho que você planejou ou se você está desviando do caminho previsto e tomando outros rumos.

É importante porque se você identificar que está desviando caminho, há tempo de corrigir e mudar a direção para o caminho correto. Se não identificar que está no caminho errado em tempo hábil, pode ser tarde demais quando descobrir, e talvez não haja mais tempo para mudar. Na vida profissional, o relógio não para e tudo tem um tempo.

É necessário porque, assim como a vida de uma empresa, a vida de um profissional também precisa ser gerida. Hoje, vence não apenas a empresa que tem o melhor produto, mas a que tem a melhor gestão. Não vence apenas aquele que é o melhor profissional, mas o que gere melhor a sua carreira. Gestão é gerenciamento, é administração, é ter controle sobre os processos da vida profissional para atingir o ápice do seu potencial.

É estratégico porque o profissional que segue um planejamento consegue melhorar a sua produtividade, os seus resultados e atuar no mercado de trabalho com vantagem competitiva.

Esse autoquestionamento é um exercício simples, porém, se realizado adequadamente trás grandes mudanças para a sua vida pessoal e profissional, além de desenvolver o autoconhecimento e promover o autodesenvolvimento.

questionamentos

Todos esses questionamentos, e outros similares que você julgar importantes, levarão você a buscar respostas dentro do seu inconsciente. Ao estar em sintonia com o seu inconsciente, você passa a desvendar e a entender o seu mundo interior. Com isso, você estará preparado para alinhar o seu mundo interior, que são os seus anseios, os seus gostos, os seus sentimentos, as suas vontades, o que faz você feliz, com o seu mundo exterior, que é a sua empresa, a sua carreira, as pessoas com quem você convive, o que você consome, enfim, tudo o que faz parte do seu dia a dia. Esse alinhamento de mundo interior com mundo exterior deixa tudo mais estável e harmônico, porque você consegue colocar em sintonia a sua carreira com os seus sentimentos. A sua energia fica equilibrada e você fica melhor, porque você torna-se único.

Por isso que todas essas perguntas precisam ser respondidas de dentro para fora. Você precisa procurar todas as respostas dentro de você. Não adianta buscar essas respostas em pesquisas, no que é comentado na mídia, no que as faculdades ou as organizações pregam, nos livros mais vendidos. Aqui não servem rótulos e não serve a teoria da moda. Aqui as respostas precisam ser suas, porque cada pessoa é um ser único, exclusivo e diferente. O que faz bem para você, pode não fazer para o seu colega de trabalho. O que te faz bem pode não fazer bem para outros. A empresa que está alinhada com os meus princípios pode não estar alinhada com os seus. O seu talento não será o meu. O que te motiva, pode não fazer sentido para outros profissionais. Se somos todos diferentes e únicos, todas as respostas são únicas também.

Então saiba que, caso não esteja sendo fácil responder as suas perguntas, não resolverá pedir auxilio ou ajuda para amigos, parentes ou colegas de profissão. Concentre a sua mente no seu mundo interno, e busque as suas respostas sozinho. Outra pessoa, por mais que o conheça, não conseguirá ajudá-lo nessa tarefa.

Acompanhar o atingimento das metas que estabelecemos a nós mesmos, os pontos positivos e negativos do que está acontecendo, e principalmente o que precisa ser mudado, é fundamental para reavaliar metas, processos e caminhos. Estudar e analisar o seu passado e o seu presente é o que possibilitará a você traçar o seu futuro. Respondendo as suas perguntas, você conseguirá traça-lo com a sua mão, da forma que deseja.

Então pergunte a si mesmo. As respostas você encontrará dentro de você! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top