Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O caminho da realização pessoal

O caminho da realização pessoal

Realização pessoal é você conquistar na vida grande parte das coisas que sempre almejou, construindo uma coisa por vez, pedacinho por pedacinho, tijolo a tijolo, conquistando os desejos de cada uma das áreas da sua vida. A realização pessoal pode ainda ser descrita como a síntese das aspirações humanas e a fuga do comodismo.
Mas tudo isso está relacionado a sentimentos e desejos pessoais de cada indivíduo, tudo muito particular, diferenciado e subjetivo. Existe algo mais subjetivo do que a realização pessoal? Acredito que não. Para você, o que é bem-estar? O que te completa e te realiza? Quais os seus sonhos mais profundos? As respostas são infinitas, e extremamente abstratas. Podemos falar dos bens materiais? Sim, com certeza serão os primeiros itens da lista de muitos. Outros, dirão que a saúde é o principal. Há ainda os que dirão que a carreira é a fonte de realização pessoal. Mas a lista é imensa: amor, conforto, amigos, beleza, dinheiro, emprego, estabilidade, boa forma, vida social, paz, pagar a universidade dos seus filhos, comprar uma casa na praia, e muito outros itens podem ser mencionados.

realização

Estar realizado é vencer na vida. Vencer na vida é crescer e prosperar. É não viver na inércia.
Conquistar a realização pessoal ou profissional depende muito do que você está disposto a fazer para trazê-la para a sua vida. O que você está disposto a fazer para vencer? Depende também do que a palavra realização significa para você. E justamente por isso, que você precisa inicialmente definir o que você quer, qual o seu propósito. Aqui entra a necessidade de ter um autoconhecimento sobre a sua vida e as suas vontades. Reflita bem: o que irá te realizar? Quais os seus objetivos? O que te motiva? O que vai te fazer feliz? O que deixará os seus dias melhores?
Todas as coisas que você faz na vida, desde a mais singela até a mais complexa, são programadas por você de acordo com o que você quer conquistar para estar realizado. Tudo na sua vida tem um motivo: o que você estuda, o que você lê, as pessoas com quem você mantém contato e amizade, o local onde você trabalha, o que você faz nas horas de lazer. Tudo isso é direcionado pela sua motivação, aquela força interior que mantém a sua chama interior acesa em busca dos seus objetivos, apesar de todos os imprevistos que surgem no meio do caminho. Você só faz se tem valor para você, se você tem motivos para fazer, se o esforço vale a pena e se te direciona para o caminho que você quer seguir.
Pesquisas recentes utilizadas por diversos psicólogos que tratam do assunto da realização pessoal com os seus pacientes, apresentam muitas sugestões para desenvolver o nível de realização pessoal dentro do mundo moderno. Viver em um pais livre e democrático, casar-se, estabelecer uma ampla rede de amizades, cuidar da saúde, ter uma religião, estudar, ter um bom emprego e objetivos de vida muito bem definidos são os itens mais lembrados para falar de realização pessoal, para falar sobre o que vale a pena viver. Mas as pessoas sempre querem mais: querem vidas repletas de desafios e conquistas. A felicidade sempre pode aumentar e se estender, porque a vida não é estática, a vida nunca para. Cada dia surge um novo sonho, um novo objetivo e uma nova meta.
Ter os objetivos da sua vida muito bem formulados definidos na sua mente, tem o poder de fazer o seu inconsciente trabalhar por você, de forma que todo o foco dos seus pensamentos e das suas ações sejam direcionados na busca das suas metas e na conquista dos seus objetivos. Ter esses objetivos claros na sua mente, é o primeiro passo para tomar as rédeas da sua vida e traçar o seu caminho.

realizado
A forma mais recomendada de trabalhar na busca da sua realização pessoal é escrever a sua meta. Isso mesmo, coloque no papel, da forma mais completa e detalhada que conseguir. Pode escrever, desenhar e até colar fotos. Imagine tudo da forma que você deseja e transfira para o papel. A medida que você escreve e imagina, você grava tudo no seu subconsciente. Depois, coloque um prazo para executar cada item: quero terminar a pós graduação nos próximos dois anos, quanto estiver cursando o último ano da pós graduação vou pleitear um novo cargo na empresa, em três anos vou concluir o curso de idiomas, e siga com esse modelo adiante, até finalizar a sua lista dos próximos cinco anos. Todos os seus objetivos precisam ter um prazo estipulado, mesmo que seja aproximado, já que muitos acontecimentos não podem ser previstos com exatidão. Mas o fundamental é que tenha prazo, porque uma coisa é você querer pleitear uma promoção em um ano, outra é você pensar em promoção daqui a cinco anos. O prazo muda totalmente o cenário, por isso a grande importância do mesmo. Monte tudo de forma real. Não adianta você colocar que pretende falar francês em três meses se você ainda não fala nenhuma palavra em francês. As metas precisam ser plausíveis e possíveis, de forma que possibilitem você a montar um planejamento da sua vida.
Feito isso, é hora de você montar uma lista com as maiores dificuldades que podem surgir no seu caminho. Pense em tudo o que pode acontecer, coloque na sua lista e ao lado já coloque duas ou três alternativas para solucionar cada problema. Imprevistos e dificuldades fazem parte da vida, e todos nós passamos por isso cedo ou tarde. Porém, o maior problema é não estar preparado para as dificuldades, e no auge dos acontecimentos, não ter tempo hábil para analisar e tomar a medida correta. Com essa lista fica mais fácil, você conseguirá prever muito do que pode acontecer, e como está fora da situação, fora da emoção, será mais fácil analisar e saber como solucionar. Essa é uma técnica muito recomendada entre coaches e psicólogos e tem sido amplamente utilizada. Mas lembre-se, diante de qualquer problema, seja positivo e nunca se deixe transformar em vítima.
Agora que você já tem a lista e os prazos, já pode iniciar a montagem de um cronograma. Para isso, tente responder as três perguntas mágicas para cada item da sua lista: o que vou fazer para chegar nesse objetivo, como vou fazer e por que vou fazer. Com essas perguntas respondidas, o seu manual particular, que irá orientá-lo a percorrer o caminho na busca por suas conquistas pessoais está pronto.
Não deixe de estar preparado e qualificado para as atividades que almeja desenvolver. Explore o mundo onde você quer estar. Estudar muito, aperfeiçoar os seus conhecimentos e desenvolver novas habilidades irão ajudá-lo a estar pronto para um mundo globalizado onde tudo muda de forma cada vez mais acelerada. O que é hoje, amanhã já é diferente. Quem está preparado para a mudança, está sempre um passo a frente.
Prioridades precisarão ser definidas durante a sua caminhada. Muito raras são as pessoas que conseguem ter e conciliar tudo ao mesmo tempo: você precisará fazer escolhas todos os dias. Muitas vezes, essas escolhas envolvem terceiros, e ai você precisará definir o que irá priorizar em cada momento da sua vida: trabalho, família, amor. Não é possível dedicar-se a tudo e a todos ao mesmo tempo, com a mesma intensidade. E aqui você terá que definir de acordo com o seu cronograma, o que demandará mais tempo na sua agenda, fazer as suas escolhas e arcar com as consequências.

woman-591576_1920[1]
Por fim, saiba que nessa caminhada, você conhecerá muita gente. A nossa vida é feita de pessoas. E isso é muito produtivo. Todas as pessoas terão algo a ensinar, exemplos e lições de vida, tanto no âmbito pessoal como no profissional. Aproveite essas experiências vividas por outros para aprender: aprenda com os erros dos outros e com as vitórias. E tenha em mente que todas as pessoas que você encontra no seu caminho são importantes para compor a sua vida, são molas propulsoras para a sua vitória. E o inverso é reciproco, porque quem ajuda também é ajudado, quem ensina também aprende. E isso é o que importa: sempre temos algo novo a aprender com cada pessoa que cruza a nossa vida. E algo a ensinar também.
Junte a tudo isso muita motivação e muita vontade de vencer e nada poderá detê-lo! Pessoas vitoriosas transformam o mundo em um lugar melhor, e também mais próspero.
O mundo é rico e repleto de possibilidades para que você consiga atingir realização e conquistar todas as suas metas, tanto na vida pessoal como na vida profissional. Você precisa apenas traçar os seus objetivos de vida, o seu grande projeto e colocar as ideias em ordem. Não deixe de seguir o seu planejamento, altere a rota se necessário, mas não desista diante das dificuldades. Tenha otimismo e seja motivado. Tente esforçar-se muito, cada dia mais. Esteja sempre preparado para aproveitar as oportunidades, porque elas não avisam quando irão aparecer, e algumas aparecem uma única vez. Lembre-se que vencer é complexo, porém factível. Comemore cada conquista!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top