Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Não existem fracassos, existem resultados

Não existem fracassos, existem resultados

Em meio aos desafios da vida, temos de conviver com as conquistas e adversidades. E com base nessas questões, se utilizássemos os conceitos básicos de PNL (sigla para Programação Neurolinguística) – perceberíamos que o fracasso não existe, ele é apenas um resultado importante e necessário para o aprendizado.
E esse resultado deve ser o ponto de partida para alcançar o sucesso. Bom, nessa equação, encaixamos os conceitos básicos de Programação Neurolinguística. Antes de aprofundar mais sobre o tema, saiba que a PNL está focada, basicamente, na programação do cérebro. Essa metodologia está muito ligada a subjetividade das experiências humanas, que junto com a linguagem e a mente, influenciam o comportamento das pessoas.
Isso quer dizer que em uma determinada situação de frustração e “fracasso”, a pessoa que domina a técnica de PNL conseguirá superar esses desafios e encontrar as soluções. Dessa forma, o fracasso é encarado como um resultado necessário.
E através desse resultado, a pessoa tem a oportunidade de encontrar as respostas certas e organizar bem as ideias. E quais são as principais técnicas de PNL? Como colocar tudo isso em prática? Quer saber mais a respeito? Então, continue a leitura!

Origem e os conceitos básicos

A PNL surgiu nos anos 70, nos Estados Unidos, através de estudos ligados à neurolinguagem. Os expoentes do conceito são Richard Bandler, matemático e programador de computadores, e John Grinder, linguista. Bandler, por exemplo, ministra diversas palestras ao redor do mundo, além de ser autor de vários livros sobre PNL. Na página do especialista, é possível acessar vídeos que abordam alguns de seus conceitos principais.
Numa das publicações em seu site oficial, Bandler afirma que todos podem ter o sucesso que almejam. Ele também destaca que é essencial que o indivíduo tenha “foco em suas potencialidades e no seu melhor”.
Bandler cita que em seus treinamentos ensina as pessoas a pensarem e agirem diferente e, dessa forma, conquistarem resultados esperados em vários setores da vida. Então, concluímos que a base da PNL é um conjunto de estudos direcionado em potencializar o nosso cérebro e utilizá-lo da melhor forma.

Técnicas básicas

As técnicas de PNL são usadas no mundo inteiro por pessoas dos mais variados segmentos de atuação, desde homens de negócios, atletas, celebridades, etc. Muitos dos treinamentos também conseguem ajudar as pessoas a superarem fobias. Sabe por qual motivo é possível lidar com essa questão? A resposta está no cérebro, ou melhor, na mente humana.
Como a PNL está intimamente ligada à programação da mente, com o uso das técnicas dessa programação, a pessoa pode pensar em alternativas para superar esses medos. Paulo Giraldes, psicanalista e especialista no assunto, cita em seu artigo no site “Minha Vida” que o tratamento segue conceitos básicos de PNL, como focar nas emoções e perceber quais sensações são geradas.
Para ele, quando as pessoas pensam em soluções para driblar um desafio, elas conseguem reprogramar o cérebro. Giraldes também afirma que nessa observação das emoções, é preciso focar na “emoção ruim [problema], passar pela emoção desafio e seguir para a emoção boa – quando ocorre a superação da problemática”.
Ele destaca que após passar por essa técnica, é possível transferir as sensações boas para as sensações ruins e, dessa maneira, é viabilizada a reprogramação da mente. No final das contas, a pessoa quando supera esses paradigmas, mantém a autoestima elevada e sente-se mais segura e confiante diante de quaisquer problemáticas.
Em resumo, quando falamos de técnicas de PNL, podemos destacar um tema primordial: o autoconhecimento, no qual o indivíduo revê valores e adota novas posturas comportamentais. E em meio a todo esse contexto, ele se autoavalia e consegue perceber seu potencial.

PNL no cotidiano

PNL

Nas situações desafiantes, imaginar um cenário bem-sucedido, em que você esteja triunfando, é uma técnica de PNL eficaz para conseguir romper o paradigma. Então, se você tem medo de não cumprir uma meta de trabalho na empresa, pense em situações as quais você consegue ter êxito e sucesso. Transfira essa sensação ao desafio que tem pela frente. Nos últimos anos, a autônoma Aparecida Silva se interessou pelo assunto e, desde então, ela tem lido artigos e livros focados em PNL.
“Eu sei que tenho de aprender muito sobre essa metodologia, mas já percebi mudanças importantes na minha própria vida. Por exemplo, eu sempre tive medo de ficar sem trabalho e passar necessidade, mas superei o paradigma”. Aparecida afirma que quando foi demitida da empresa em que trabalhava como contadora, pensou que não encontraria mais trabalho, sobretudo, pelo fato de ter mais de 40 anos.
“Eu assisti um vídeo sobre PNL, no qual havia a seguinte questão; você tem ‘as respostas que precisa’. Então, comecei a me questionar sobre o que faria para resolver meu problema. Com o tempo, percebi que trabalhar como contadora autônoma poderia ser a solução e, de fato, foi. Hoje, trabalho por conta própria e consigo me sustentar”, finaliza.
Antes de se aprofundar pra valer nas técnicas e conceitos de PNL, é importante se autoquestionar a respeito de seus objetivos, vontades e anseios. Os especialistas no tema também destacam que é necessário ter consciência de que você é o principal responsável pelo seu sucesso.
Como citamos antes, os erros e fracassos, primeiramente, também devem ser encarados como resultados essenciais – que facilitam as tomadas de decisões e estratégias. E é justamente diante dos erros que a pessoa consegue aprender e unir forças para alcançar os sonhos. Use, por exemplo, os pontos fracos ao seu favor, o que quer dizer tentar superá-los e focar na melhoria.
A autoestima é um elemento primordial e é preciso também cultivar doses generosas de otimismo. Mesmo que as situações se mostrem de forma negativa e sem solução, é necessário procurar pelas respostas, avaliar a situação e sentir-se motivado frente a dificuldade.
Por último, os estudos em PNL ainda sugerem que a felicidade para ser alcançada depende exclusivamente de seu empenho e força de vontade. Em poucas palavras, imagine uma planta que precisa ser regada e com esses cuidados, ela pode até alcançar o céu! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top