Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Habitica – seu novo organizador de tarefas

Habitica – seu novo organizador de tarefas

Uma das maiores dificuldades do ser humano é trabalhar seus pontos fracos – os maus hábitos – que são acumulados no decorrer da vida, e que são difíceis de mudar. Quanto maior o tempo que estão instalados em seu cotidiano, mais difícil é muda-los. São como programas de computador: há aqueles bons, que ajudam muito na vida, e os ruins (vírus, malwares, janelinhas pop ups desagradáveis que aparecem por extensões adicionadas ao navegador…), que só atrapalham.

Sabemos que os hábitos norteiam o nosso dia-a-dia e as nossas decisões. Pessoas de sucesso têm em comum o cultivo de bons hábitos, mas isso não é muito fácil para quem se sente confortável com alguns “defeitinhos” adquiridos durante a sua trajetória. Sair da zona de conforto não é uma coisa fácil.

E se fosse possível trabalhar os maus hábitos e adquirir novos e bons hábitos através de uma ferramenta agradável, que premiasse as conquistas, como se fosse um jogo? Sim, porque os jogos nos estimulam, entre acertos e erros, e nos dão aquele entusiasmo para perseguir a vitória, ou conquistar mais um nível… A brincadeira contribui para o processo de aprendizagem de novas atitudes, e nos faz olhar para aquelas situações que por si só são empecilhos para o desenvolvimento de habilidades e para soluções de problemas.

O Habitica tem essa proposta. Transformar o dia-a-dia em um jogo agradável, que premia com pontos e evolução de um avatar, que não só ganha experiência, mas equipamentos e mascotes, o que é muito interessante. Além do mais essa ferramenta também permite socialização com uma grande quantidade de pessoas que ali estão com os mesmos objetivos: organizar a vida e adquirir novos e bons hábitos.

Para criar um perfil e começar a usar essa ferramenta de organização, você deve visitar o site do Habitica. Você pode elaborar um perfil rapidamente e começar a usar esse incrível organizador de tarefas.

habitica-1

Aí começa a diversão. Logo de cara, você vai personalizar um avatar, que inicialmente é bem simples, mas conforme você evolui em suas tarefas, fica cada vez mais interessante. Ele irá crescer em nível, força, inteligencia, constituição e percepção. Isso será determinado pelo tipo de tarefa que você escolher, que poderá ser dividida em 3 grupos: hábitos, diárias e afazeres.

Os hábitos são definidos como ações que se repetem com frequencia e regularidade. Por exemplo: você pode ter o hábito de deixar tudo para depois, o que chamamos de procrastinação. Esse é um hábito terrível, que sabota grande parte das metas dos que têm dificuldade em vencê-lo. Nesse caso, você pode colocar como meta, vencer o hábito de procrastinar, ou “fazer tudo no momento certo, sem deixar para depois”.

Nas diárias, são colocadas atitudes, atividades e planejamentos que se deseja fazer diariamente, ou somente em alguns dias da semana. Já em afazeres, pode-se colocar um “to do list” – toda a sua lista de coisas a fazer naquele dia.

Toda vez que você der uma tarefa como realizada, ganhará pontos, vida e atributos. Não é uma maneira muito inteligente de se organizar?

habitica-2

Esse gerenciador de tarefas tem sido usado por mais de 1.500.000 pessoas em todo o mundo, e ajudado muita gente a se organizar e criar novas metas e propostas de vida. Ele pode ser acessado de seu computador, tablet ou smartphone (aplicativo Habitica).

habitica-3Uma das coisas mais gratificantes do Habitica é a socialização com pessoas muito especiais, uma vez que os pontos e evoluções só podem ser obtidos fazendo as tarefas propostas – não há como progredir de outra forma. Através de grupos, as interações acontecem, e a participação em missões e desafios aproxima as pessoas. Essa troca de experiências é muito positiva.

Em nossos dias, a criação de ferramentas de organização pessoal têm nos aproximado de ideais mais elevados. A grande quantidade de informação que nos bombardeia diariamente, a necessidade de qualificação e cumprimento de metas, a vida “multitarefas” que levamos, fazem com que a nossa vida frequentemente perca o foco.

Nada é mais importante do que a saúde física e mental, em uma vida gratificante, com metas e conquistas, mas também com uma boa dose de temperança e auto cuidado. O bem mais precioso que temos é a nossa vida, e o tempo em que ela está inserida. Este, uma vez perdido, não tem retorno. Lançar mão de planejamento do tempo, perseguir novos e bons hábitos e destruir os “defeitinhos” que atrasam o nosso crescimento, sem dúvida são as coisas mais inteligentes que podemos fazer.

Pense nisso! Aproveite mais essa dica de ferramenta para organização e produtividade. E nos envie a sua opinião, ok? 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top