Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Foco e determinação: a receita do sucesso

Foco e determinação: a receita do sucesso

Todos concordam que a vida é repleta de desafios e o caminho, muitas vezes, pode ser bastante tortuoso. Bom, de fato, o certo é que as pessoas frequentemente descobrem que podem vencer os obstáculos, superá-los e se inovar. E para alcançar objetivos em quaisquer âmbitos da vida, dois fatores são determinantes: foco e determinação.

As duas palavras mágicas citadas são essenciais até como direcionamento e por quê não como uma espécie de “ponto de partida”? Por exemplo, suponha-se que uma pessoa esteja em busca de melhores oportunidades profissionais e no contexto atual, ela se encontra em dificuldades financeiras também. Neste caso, será preciso que ela entenda a necessidade de ter foco (objetivos, metas, etc.) e determinação (garra, vontade e disciplina). Essas equações são o ponto de partida para que ela inicie esse trajeto em busca do sucesso.

Como ter foco e determinação?

Boa parte dos especialistas em comportamento humano e relações interpessoais mencionam que ter foco e determinação são mecanismos que podem ser desenvolvidos. Claro que não há receita mágica para que se obtenha o objetivo e sucesso almejados, mas há mudanças de comportamento e novas posições adotadas pelo indivíduo que auxiliam o início dessa caminhada.

É sempre importante estar preparado para os desafios e ter disposição para se adaptar a diversas realidades. Não se assuste, o ser humano é totalmente adaptável. No caso, para ter determinação e objetivos claros a respeito de uma meta, uma das dicas é sentir vontade de cumprir esse desejo e buscar motivações.  A consultora em coaching Jael Coaracy afirma na página “Vai dar certo” que é necessário que a pessoa tenha um “propósito forte” que possa manter a determinação em conquistar o objetivo proposto.

A especialista ainda alerta que é importante não desistir facilmente dos objetivos e sonhos. Como mencionado antes, é necessário que a pessoa esteja preparada para enfrentar desafios e situações adversas. Jael ainda menciona que quando o indivíduo mantem-se firme e determinado, ele consegue focar melhor em seus objetivos.

A consultora de beleza J.K.L, de 33 anos (prefere não se identificar), afirma que foi preciso uma motivação para que conseguisse ter foco e determinação para deixar seu marido. “Os últimos anos foram difíceis para mim. O relacionamento se desgastou e trouxe sofrimento e tristeza. Um conselho de uma amiga me fez ter vontade de viver e lutar por minha felicidade. Ela me disse que eu deveria ter uma motivação e objetivos de vida”.

A consultora destaca que quando se questionou sobre os seus propósitos, deu-se conta de que gostaria de conhecer o mundo. “Encontrei a motivação que a minha amiga havia dito. Eu descobri que rodar o mundo com uma mochila nas costas tornou-se o meu objetivo de vida”.

É difícil quebrar um paradigma?

Em qualquer situação da vida e em algum momento específico, por causa da intensidade dos desafios, é perfeitamente natural pensar que o alcance dos objetivos tornou-se “fora da realidade” e “impossível”. Como afirmam os especialistas, são em momentos como esses que as pessoas precisam resgatar a força interna e manter viva a motivação.

Em seu artigo, no site “Vai dar certo”, Jael Coaracy destaca que a determinação é um ingrediente imprescindível para que a pessoa continue seguindo o seu caminho, mesmo diante das dificuldades. Ela ainda menciona que, independentemente do talento e inteligência do indivíduo, a falta de determinação compromete o seu potencial.

Bom, portanto, em resposta à pergunta deste tópico, quebrar um paradigma jamais será uma tarefa fácil, mas é perfeitamente possível e todos têm capacidade para superar esse desafio. Fica claro, então, que foco e determinação são estados de espírito que já estão presentes em cada pessoa, mas precisam apenas ser despertados. Então, que tal focar em suas motivações e pensar o quanto será incrível conquistar aquele sonho e objetivo, hein? Agora, o caminho é seguir a regra: ter foco e determinação e alcançar o sucesso que você merece!

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top