Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Escolha a sua realidade, crie o seu futuro!

Escolha a sua realidade, crie o seu futuro!

Futuro é tudo o que está por vir, tudo o que pode acontecer em todos os âmbitos de nossa vida amanhã, nos dias, meses e anos que virão. É imprevisível, incerto e desconhecido. Por ser incerto, muitas vezes nos trás medo e preocupação. E quando falamos de futuro profissional, as coisas ficam mais incertas ainda, especialmente em tempos de instabilidade politica e econômica, como o que nós brasileiros vivemos atualmente. Se por um lado é correto afirmar que não podemos prever o nosso futuro profissional, por outro lado é correto afirmar que prepará-lo e construir as suas bases é, não apenas recomendado, mas também necessário para todo profissional que almeja um futuro de ascensão, crescimento, desenvolvimento e estabilidade.

Está nas suas mãos a caneta que escreverá o futuro. E o que essa caneta vai escrever dependerá das escolhas que você fizer hoje, das atitudes e da realidade que desenvolver no seu presente. Dependerá imensamente da forma que você direcionará as suas ações e da maneira como investirá para preparar o seu amanhã. Porque futuro profissional é crescimento, é escolha e construção. Temos a oportunidade de direcioná-lo e o livre arbítrio. E tudo começa com as ações e com as escolhas que fizermos no presente.

crie o futuro

Podemos ajudá-lo nessa construção!

Primeiramente dê ínicio a um planejamento pessoal. Defina qual o seu desejo para o futuro. Onde você quer estar? Em uma empresa sua? Empregado em uma grande empresa? No Brasil? No exterior? Fazendo o que exatamente? Tenha tudo muito bem definido no seu planejamento, para que, a partir das suas definições claras, você possa definir as ações que serão mais indicadas e eficazes para o atingimento de seus objetivos.

Um ponto fundamental no planejamento é definir de que forma você investirá na sua formação ou no aprimoramento dela: uma pós graduação, um MBA ou um curso no exterior? Para escrever um futuro alinhado com as suas expectativas e com o seu planejamento, é preciso investir e estar preparado para executar com excelência as suas atividades.  Qualificação é diferencial. E o diferencial do futuro você precisa desenvolver na realidade de hoje. Se você planeja estar melhor colocado no futuro e ter um poder maior de decisão sobre a sua carreira, precisa estar preparado. Analise dentro da sua área profissional os melhores cursos para agregar conhecimento. Esse é um investimento determinante.

Não ignore a necessidade do conhecimento de línguas estrangeiras. Quantos idiomas você fala? Fala com fluência ou apenas estudou? Saia do básico, vá além do inglês e do espanhol. Lembre-se que diferenciação é a palavra que vai ajudá-lo a criar o futuro alinhado com a sua vontade. Quantos pessoas você conhece que fala inglês? E espanhol? E francês e italiano? Bom, aqui o funil começa não é mesmo? Olha aqui a diferenciação. Olha aqui mais um tijolo sólido para construir o seu futuro.

Agora me diga, como é a sua oratória? Você se apresenta bem? Se vende bem? Pode apresentar um projeto para duas ou para duzentas pessoas com a mesma naturalidade e desenvoltura? Se a resposta for sim, pule esse item. Você já tem esse tijolo. Agora se a resposta for não, coloque na sua agenda um curso de oratória. Esse curso é útil em qualquer profissão. Em todas as áreas você pode ter a necessidade de apresentar um grande projeto, seja na sua empresa ou em um congresso. E a maior parte dos profissionais não estão preparados para essa tarefa. Podem montar o melhor projeto, mas não conseguem explicá-lo adequadamente, apresentá-lo de forma motivadora, não conseguem vendê-lo. Então vem outro profissional, monta um projeto similar ou até inferior, mas faz uma apresentação superior. Expõe de forma de todos os ouvintes ficam entretidos e interessados. Quem vende o projeto? O profissional que possui o melhor projeto ou o profissional que realizou a melhor apresentação? Você sabe a resposta. Olha a diferenciação mais uma vez construindo caminhos futuros. Temos um e-book sobre esse tema, que você pode baixar clicando aqui, sem custo algum.

Todo profissional é humano, e sendo humano possui pontos fortes e pontos fracos. Ninguém é uma máquina programada, e sendo assim, não poderá ser excelente em tudo, ou ter todo o conhecimento em todos os assuntos relacionados a sua profissão. Assim, você deve fortalecer os seus pontos fortes e saber que eles são o seu diferencial, onde você é realmente bom e domina todas as variáveis e extensões do assunto. Com relação aos seus pontos fracos, desenvolva os o máximo que puder, tendo ciência que esse não é o seu diferencial. Ninguém poderá ser o melhor em tudo e você precisa saber e assumir isso.

Cuide do seu networking. Ser bem relacionado é ter múltiplas possibilidades, é conseguir resolver imprevistos com maior agilidade e facilidade. E para manter um networking sólido a regra é simples: faça pelo outro o que gostaria que fizessem por você. Isso basta para ser útil para os outros e para ter apoio quando precisar.

Seja proativo, tome a iniciativa para mudar o que não está bom no seu presente. Desenvolva a resiliência, aprender a lidar com problemas é fundamental!

Com todas as praticas citadas, alinhadas as escolhas da sua realidade no dia a dia, você desenhará o futuro profissional da forma que almejar. Toda ação é uma oportunidade para moldar o futuro. E ações acontecem o tempo todo no dia a dia de todo profissional. Viva intensamente cada acontecimento, todos têm o seu valor na construção do futuro, sejam eles bons ou não.

E agora? É só esperar? Esperar o futuro? A promoção? O novo cargo? O que mais você pode fazer se nem tudo depende exclusivamente de você? Faça o seu melhor, faça o melhor para a empresa que você trabalha e para as pessoas com quem trabalha. Tenha sempre um sorriso no rosto e muita força para enfrentar os imprevistos. Faça pelos outros o que gostaria que fizessem por você. Estenda a mão a quem puder. Trabalhe com afinco e comprometimento. Acima de tudo, acredite em você. Acredite em tudo o que construiu e tenha certeza que o retorno virá na mesma proporção da sua dedicação e do seu investimento.

Deixe seu comentário abaixo sobre esse assunto! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top