Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
É possível fazer um bom trabalho e estar conectado o tempo todo?

É possível fazer um bom trabalho e estar conectado o tempo todo?

O objetivo de um funcionário dedicado é fazer um bom trabalho. Quando você trabalha por conta própria e tem o seu próprio negócio, isso deixa de ser uma opção e passa a ser uma obrigação.

O profissional autônomo, que resolve empreender, precisa ter em mente que várias coisas podem influenciar o seu bom desempenho. Não ter um chefe dando broncas pode ser ótimo. Mas, se você não conseguir fazer tudo que era previsto para o dia, acaba perdendo clientes e diminuindo a sua lucratividade

A produtividade é o que gera resultados positivos na sua rotina de trabalho. Entretanto, será que o fácil acesso à internet e estar conectado o tempo todo ajuda ou atrapalha o seu desempenho?

É importante entender que a resposta para essa pergunta não é tão simples como parece. Estar conectado pode te ajudar em vários aspectos, mas também pode se tornar um grande problema.

Neste artigo, vou lhe mostrar os dois lados da moeda e orientar sobre o que você precisa fazer para conseguir utilizar a conectividade a seu favor, e fazer o seu dia render mais.

 

O lado negativo de ficar o tempo todo online

A internet – em especial as redes sociais – possuem informações o tempo inteiro. Não importa a hora sempre há o que fazer no mundo online.

O grande problema é a procrastinação. Não dá para fazer um bom trabalho se a cada 5 minutos você parar e checar o seu Facebook ou ver quem está online no Skype.

Isso acaba comprometendo a sua rotina. Tudo o que você planejou para o dia de trabalho pode ficar para trás quando você encontra aquela pessoa que gosta de conversar online.

A internet gera a sensação de que o tempo não está passando. Normalmente, não vemos as horas correrem quando fazemos algo que distrai a nossa mente. E não tem nada melhor para isso do que uma boa rede social.

Entretanto, durante o serviço o seu rendimento fica extremamente baixo. E isso não é apenas uma invenção. Existem pesquisas que comprovam isso!

Um estudo realizado pela americana Harmon.ie mostrou que há um grande impacto dos meios digitais na produtividade das pessoas. E existe até quem continua logado no e-mail e no site da empresa fora do trabalho, atrapalhando sua vida social.

Se você fica conectado o tempo todo, significa que mesmo após o expediente não consegue relaxar. Mesmo quando trabalha em casa, como empreendedor individual, ao terminar o serviço do dia e ir para a cama, acaba ficando conectado e até preocupado com o rendimento do dia. Isso prejudica o seu sono.

Não é só o trabalho que é invadido pela vida pessoal quando você não consegue se desconectar. A sua vida pessoal também pode ser invadida pelo trabalho.

Seus clientes costumam procurá-lo a qualquer hora? Mandam mensagens no WhatsApp e outras redes sociais fora de horário de trabalho e nos finais de semana para saber como anda o serviço que você realiza para eles?

Esse é um exemplo claro de que sua vida pessoal está sendo invadida por sua vida profissional. E isso não é saudável, acredite.

 

O outro lado da moeda – entenda como estar conectado o tempo todo pode ajudar você a realizar um bom trabalho

Como tudo na vida tem prós e contras, existe o lado positivo de estar conectado o tempo todo, e até mesmo durante o trabalho.

Dá para imaginar que estar na internet pode te ajudar a fazer um bom trabalho?

Segundo um estudo realizado pela Academy Of Management – Academia de Administração – ficar algumas horas conectado durante o trabalho pode fazer com que sua produtividade aumente.

A pesquisa envolveu 3 participantes, onde o primeiro era liberado mais cedo de suas obrigações, o segundo recebia trabalho extra – além do que já devia executar – e o terceiro participante tinha acesso livre à internet durante o trabalho.

Resultado? O participante que tinha acesso a internet conseguiu realizar um melhor trabalho. A sua produtividade foi 16% maior do que a dos outros participantes.

 

Então quer dizer que posso ficar conectado o tempo todo e desenvolver um bom trabalho?

trabalho conectado 2

Não! Abusos no uso da internet (principalmente das redes sociais) favorece a procrastinação, e isso nunca resulta em um bom trabalho. É preciso entender que se você souber utilizar a internet e as redes sociais, elas podem ser muito favoráveis e fazer com que você renda mais.

O ideal é que você dê uma pausa a cada 1 ou 2 horas de trabalho para relaxar e aliviar a tensão durante o expediente – seja para empreendedores individuais ou para empregados de uma empresa.

O que você precisa ter em mente é que para que isso realmente gere resultados e você consiga fazer um bom trabalho é necessário que você saiba dosar bem o seu tempo. Doses homeopáticas de internet durante o expediente não faz mal a ninguém, mas você precisa saber a hora certa de se conectar.

Atualmente existem até aplicativos que podem ajudar você a ter um bom trabalho, mesmo que esteja conectado. Na nuvem é possível realizar diversas tarefas e até mesmo agilizar sua vida profissional.

Entretanto, é importante perceber que por mais que os benefícios de estar conectado sejam claros, só é possível realizar um bom trabalho se você estiver online em algumas horas espaçadas no dia e por pouco tempo.

A internet não foi criada para ser inimiga da nossa produtividade, mas sim para nos ajudar a agilizar processos. Cabe a nós decidir como isso irá influenciar a nossa vida pessoal e profissional.

 

Dicas para realizar um bom trabalho e ser mais produtivo

  • Conecte-se: conectar à internet um pouquinho não é pecado. Aproveite aquele momento de folga, depois do almoço, para checar suas redes sociais e relaxar. Isso pode sim aumentar a sua produtividade.
  • Desconecte-se: está em horário de trabalho e tem mil tarefas para executar? DESCONECTE-SE das redes sociais, desligue o celular e foque no que é importante. Passada a agitação do dia, e a rotina ficando mais calma, você pode dar uma olhada no WhatsApp.
  • Planeje o seu dia: crie metas para o seu dia. A dica para executar um bom trabalho é ter o controle da situação. Saiba o que é necessário para conseguir fazer todas as tarefas. Faça uma lista e tome as rédeas da sua rotina!

Sobre Navebook

Navebook é um blog contendo informações sobre Produtividade e Alta Performance, que oferece artigos direcionados a estes temas, com foco principal no trabalho. Todo o conteúdo é produzido e organizado para você, leitor. Aproveite, participe e deixe-nos a sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top