Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Dormir não é uma perda de tempo. Você concorda?

Dormir não é uma perda de tempo. Você concorda?

Quantas vezes você sente sonolência durante o dia? Por incrível que pareça, isso faz grande diferença no rendimento dos seus estudos, do seu trabalho e das tarefas cotidianas. É evidente que dormir faz bem para a nossa saúde. Mas ter sono fora de hora, isso é benéfico?

Diferente do ato de dormir, onde deixamos o corpo em repouso para recuperar as energias perdidas e regular o metabolismo, a sonolência é vista como uma sensação de descontrole, em que não conseguimos nos concentrar para a execução de nossas tarefas diárias.

Vivemos tempos de sobrecarga, onde as pessoas trabalham demais, estudam muito e dormem de menos. O resultado não poderia ser outro a não ser uma maior incidência de sonolência.

Almejando dias com mais de 24h, o ser humano moderno prejudica a própria saúde dormindo pouco. A sonolência pode ser um alerta, um sinal de que é necessário prestar atenção aos sinais que o corpo emite de cansaço e exaustão.

A importância do sono no cotidiano moderno

O neurocientista Fernando Louzada, da Universidade Federal do Paraná, afirma que “Existe débito de sono, mas não existe crédito”, ao se referir as horas dormidas das pessoas.

A frase tem relação com o famoso termo “compensar o sono”. Alguns acreditam que dormir muitas horas no final de semana compensa as noites mal dormidas durante a semana, o que, lamento informar, é uma grande mentira.

O tempo perdido de sono é justamente isso, tempo perdido, algo que não vai voltar e que vai prejudicar a sua saúde a curto, médio e longo prazo se providências não forem tomadas.

O sono, como mencionado anteriormente, é um alerta para você parar o que está fazendo e dormir. Quando nossos olhos tendem a ficar fechados significa que nosso corpo está nos informando que é preciso recuperar nossas energias o mais rápido possível.

Os benéficos de uma boa noite de sono

  • Previne e combate doenças: Noites bem dormidas ajudam o corpo a prevenir e combater doenças como a depressão, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.
  • Repouso para o organismo: Além de recuperar as energias, dormir ajuda a regular o metabolismo deixando o organismo em repouso regulado.
  • Desenvolvimento do corpo: Dormir favorece o desempenho físico. Durante o repouso do organismo o corpo trabalha o crescimento dos músculos, manutenção dos ossos, dentre outras coisas.
  • Fortalecimento da memória: Durante o sono o nosso cérebro descarta lembranças inúteis priorizando pontos mais cruciais, como o estudo ou um projeto de trabalho. Dormir é uma ótima maneira de consolidar a memória.

Por todos esses benefícios citados, é importante prezar pelo seu sono. Se você sentir que está na hora de dormir, vá para cama e descanse. O corpo pede que você dê uma pausa e é preciso respeitar o ritmo do seu corpo.

Dar uma pausa nos estudos, no treino ou no trabalho para dormir não é perda de tempo. Também é uma forma de investir no seu futuro. Já que quem dorme pouco tem a expectativa de vida menor – segundo pesquisas. Além disso, o seu rendimento é minimizado quando você faz tarefas com sono.

Dormir no meio da tarde faz bem?

dormir2

Será que aquele cochilo depois do almoço também traz benefícios? Pesquisas apontam que cochilar por 10 minutos pode deixar você mais disposto e acordado por mais 2 horas. Ou seja, se você trabalha a noite, ou está com o sono atrasado, vale muito dar uma pausa no que está fazendo por 10 minutos e cochilar.

O ideal é que você consiga dormir 8 horas por dia. Mas, se isso não for possível, observe a sua rotina e ache uma brecha para cochilar.

O que você pensa sobre esse assunto? Dormir é uma perda de tempo pra você? Ou o contrário? Deixe a sua opinião abaixo, nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top