Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Dez passos para planejar seus estudos e otimizar seus resultados em avaliações

Dez passos para planejar seus estudos e otimizar seus resultados em avaliações

Ter bons resultados em avaliações e concursos não é uma tarefa fácil. Já sentiu a sensação de ter estudado por horas e não ter visto todo o conteúdo previsto para a prova? Isso acontece quando você não sabe planejar seus estudos.

A boa notícia é que existem passos que podem colocar você mais perto dos bons resultados. E é sobre isso que vamos falar nesse artigo, os passos que você precisa percorrer para que o seu estudo realmente gere resultados.

 

Planejar seus estudos para ser APROVADO – Passos importantes!

resultados2

 

  • Passo #1 – bem-estar mental e físico

Planejar seus estudos é um processo que começa pelo preparo do corpo e da mente. O corpo deve estar com saúde. Faça exercícios e tenha uma boa alimentação, assim fica mais fácil deixar a mente relaxada para receber e captar novas informações provindas do estudo.

 

  • Passo #2- Escolha um ambiente calmo para estudar

Escolha um local calmo para começar os seus estudos. O ambiente é fundamental nesse quesito, um local barulhento ou pouco confortável atrapalha os estudos de diversas maneiras.

Se puder vá a uma biblioteca, seja a da faculdade, escola ou a biblioteca municipal da sua cidade. Lá você vai conseguir se concentrar.

Caso estude na sua casa, tente não ficar muito tempo na cama. O melhor local para estudar é na mesa, onde você pode ficar várias horas de forma confortável sem prejudicar o seu aprendizado e o seu corpo.

 

  • Passo #3 – Organize sua rotina de estudo

Seja organizado. Defina uma rotina antes de começar a estudar. Veja qual é o período livre que você tem para ficar estudando, separe horários específicos e foque no aprendizado de acordo com o tempo preestabelecido.

Faça uma pequena lista antes de terminar o dia das matérias que você precisa estudar no dia seguinte, assim você economiza tempo e consegue planejar seus estudos de forma eficaz.

 

  • Passo # 4 – Crie metas

Pense a longo prazo com metas curtas, escolha um tópico e estude durante um período de tempo e depois trace novas metas após o aprendizado.

 

  • Passo #5 – Entenda o conteúdo

Semelhante a criação de metas, a teoria é o básico de qualquer matéria. Não pense em estudar tudo sobre um tema logo de cara, comece pela teoria, estude até aprender os conceitos básicos que estão envoltos na matéria estudada.

 

  • Passo #6 – Separe as matérias

Separe as matérias antes de começar a estudar, quem estuda um pouco de tudo costuma não aprender absolutamente nada. Separe os seus dias de acordo com as matérias, tenha um dia para humanas e outro para exatas, intercale os temas para sua rotina não ficar maçante e cansativa.

 

  • Passo #7 – Faça resumos

Escreva resumos. Melhor do que estudar é transcrever no papel o que você vem aprendendo. Ler o que você mesmo escreveu é um ótimo método para otimizar seus estudos.

 

  • Passo #8 – Participe de grupos de estudos

Você não precisa fazer tudo sozinho. Às vezes você é bom em uma coisa na mesma proporção que não consegue aprender outra. Divida esse fardo com amigos e pessoas interessadas em aprender.

 

  • Passo #9 – Faça uma auto avaliação

Seja o seu principal crítico, teste os seus conhecimentos e faça uma auto avaliação para ter certeza de que os estudos estão sendo proveitosos. Utilize-se de resumos e de exercícios prontos para avaliar suas habilidades e conhecimentos.

 

  • Passo #10 – Faça pausas

Importantes na hora de planejar seus estudos – e muitas vezes ignoradas – as pausas são essências para a absorção de conhecimentos.

Além de prevenir sobrecarga e desgastes, as pausas ajudam a evitar procrastinação, afinal de contas, o cérebro interpreta que nós já temos um tempo reservado para relaxar. Portanto, não precisamos fugir de nossas obrigações.

Programe-se e bons estudos! 🙂

Sobre Navebook

Navebook é um blog contendo informações sobre Produtividade e Alta Performance, que oferece artigos direcionados a estes temas, com foco principal no trabalho. Todo o conteúdo é produzido e organizado para você, leitor. Aproveite, participe e deixe-nos a sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top