Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Criando sinergia para vencer desafios

Criando sinergia para vencer desafios

Sinergia é um termo de origem grega que significa cooperação. Está relacionada com trabalho em equipe, sempre com o objetivo de atingir o êxito no final. É um esforço para se conseguir algo desafiador ou obter um melhor resultado, seja a nível pessoal ou profissional.

A vida é cheia de desafios. Tudo que se deseja conquistar necessita de esforço e persistência. A sinergia importa muito na conquista dos objetivos e na superação de obstáculos. É exatamente por isso que o tema é tão atual e tem sido usado com freqüência por empresas e grandes organizações.

Segundo Silvia Somenzi, Diretora Presidente da Soluzzione Expansão de Negócios, “ser sinérgico significa pensar na mesma linha, entender muito bem qual a posição do seu interlocutor (principalmente no que impacta qualquer movimento) e em especial, o que faz a diferença para ser um sucesso conjunto”. Assim a sinergia acaba sendo uma grande arma nos relacionamentos do mundo dos negócios, pois incentiva o trabalho em equipe e o valor da importância do outro na obtenção dos resultados.

Mas, e na vida pessoal, como criar sinergia para vencer os desafios? Através da percepção dos outros nos diversos níveis de envolvimento que criamos. Seja na esfera familiar, profissional ou afetiva é possível criar “ligações” sinérgicas, tal como na fisiologia, onde vários órgãos e músculos se movem para o mesmo fim, com o mesmo objetivo. Ninguém chega ao sucesso sozinho. Não é possível ser feliz e muito menos superar os desafios sem a colaboração dos outros.

 Desenvolvendo a Sinergia

Segundo Sérgio Lins, autor do livro Sinergia como Fator de Sucesso nas Relações Humanas, “O estímulo, o desenvolvimento e a manutenção da sinergia dependem do entendimento do propósito específico e de esforço conjunto que se quer desenvolver, seguido de uma dedicação a cuidados posteriores para não deixar enfraquecer a ligação sinérgica conquistada”. Portanto, se o objetivo é vencer os desafios da vida, é necessário saber exatamente onde se quer chegar e desenvolver o que for necessário para atingir o alvo de forma sinérgica.

Segundo Peter Corning, “a sinergia é algo tão comum quanto uma parede de tijolos. Sem um projeto e sem argamassa, que por sua vez é a combinação cimento-cal-areia-água, uma pilha de tijolos não passará de uma pilha de tijolos”. Peter faz ainda uma comparação interessante: da mesma forma que uma parede de tijolos pode ter seu efeito sinérgico destruído por causa de uma demolição, um agrupamento de pessoas pode não se formar se faltar um dos componentes humanos. Isso mostra o quanto a cooperação e o trabalho em equipe são fundamentais para o sucesso das pessoas. Em uma equipe, somam-se as habilidades individuais de cada um, e desta forma se cria muita força para superar os obstáculos.

Dicas para desenvolver a sinergia

Algumas dicas são importantes para desenvolver a sinergia e fazer dela um fator de sucesso nas relações:

  • Administre os conflitos de opiniões existentes e saiba extrair a riqueza da diversidade das ideias. Para que um trabalho em equipe tenha resultado, seja ele coorporativo ou social, é necessário respeitar as diferenças;
  • Reconheça o talento dos outros, afinal, o reconhecimento fortalece e potencializa as relações;
  • Respeite as características individuais e valorize o resultado coletivo;
  • Desenvolva o hábito de ouvir e observar os acontecimentos ao seu redor;
  • Deixe claro para si mesmo quais os seus objetivos e mostre para as pessoas a importância delas na conquista destes objetivos;

Percebe-se a importância do comportamento sinérgico na conquista de objetivos e na superação dos desafios, afinal, quando há cooperação e ajuda entre as pessoas, nossas potencialidades aumentam e as possibilidades também. O conceito de sinergia ainda precisa ser mais explorado e divulgado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top