Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Como trabalhar com eficiência sem sobrecarregar a sua vida

Como trabalhar com eficiência sem sobrecarregar a sua vida

A maioria das pessoas possui uma semana sobrecarregada no trabalho e, obviamente, isso impacta outros setores da vida. É muito comum ouvir queixas a respeito de que “o tempo é curto” e que as horas gastas no trânsito, ou mesmo, a carga horária na empresa, comprometem qualquer tentativa de fazer atividades para relaxar. A alternativa é “desacelerar”, certo? De fato, sim. Bom, saiba que é possível trabalhar menos e produzir mais. Além de trabalhar com eficiência, sem sobrecarregar a sua vida.  O que se deve fazer? Falaremos sobre isso nas próximas linhas deste artigo.

Semana sobrecarregada

Vamos supor que uma jovem arquiteta (vamos chamá-la de Juliane) esteja trabalhando numa empresa da sua área. Contudo, Juliane também tem outras atividades, ela faz trabalhos voluntários numa ONG e está cursando uma especialização, com aulas duas vezes por semana, após o expediente.

Os trabalhos no escritório são intensos, ela precisa cumprir prazos e lida com grandes projetos. Mas Juliane se sente muito cansada e sobrecarregada. Quando chega o fim de semana, ela sequer pensa em sair, quer apenas dormir mais tarde, ver um filme ou realizar alguma atividade que não conseguiu fazer durante a semana. Ela pensa: quero tanto “produzir mais em menos tempo, ou mesmo, trabalhar menos e produzir mais”.

No final das contas, a jovem deseja apenas não se esgotar tanto e ter tempo para fazer outras atividades, que incluem lazer e bem-estar. E quando chegar o fim de semana, ela não quer pensar apenas em acordar mais tarde, mas ter disposição para relaxar com diversas atividades, sair ou estar ao lado das pessoas que estima.  Qual é a saída para não  ter uma semana sobrecarregada?

Bom, Juliane terá de se organizar, ter disciplina e manter-se motivada. A motivação, como já mencionamos em outros artigos, é um combustível importante para enfrentar os desafios. Se estamos desmotivados, não conseguimos encontrar soluções para questões e problemas que surgem. Em alguns casos, nos deparamos com situações que podem ser facilmente resolvidas, mas a ansiedade, apreensão e desmotivação se encarregam de tornar aquele problema, de fato, dez vezes maior do que realmente ele é.

Se organizar no trabalho

Por isso, Juliane precisa estar motivada a cumprir sua jornada semanal da forma mais adequada e saudável. No próprio ambiente de trabalho, ela pode identificar quais atividades são prioridades e organizar as atividades secundárias, de forma que não haja sobrecarregamento. Uma das sugestões de especialistas em carreiras profissionais, é criar uma agenda diária com os temas que são realmente urgentes e realizar as tarefas menos prioritárias, conforme seja possível.

Nisso tudo, também é preciso ter disciplina e organização para não se estender muito no expediente. Isso causa estresse, cansaço e o trabalho não rende da melhor forma. Tenha o controle de todas atividades que precisa fazer. Anote em blocos de notas e crie pastas separadas por cada tema no e-mail. Escolha o melhor método, mas se organize. Outra dica importante é manter o seu ambiente de trabalho organizado.

Hora sagrada para o bem-estar

Bem-estar, essa questão é primordial para aliviar uma semana sobrecarregada. Você pode reservar um tempo para relaxar apenas. Escolha algo que goste de fazer, ler um livro, ver TV, fazer meditação, etc. Isso é muito importante para desacelerar seu ritmo diário de trabalho. Com certeza, você terá menos estresse e mais disposição para lidar com trabalhos intensos e árduos.

O estresse é muito prejudicial para a vida profissional e ele afeta, inclusive, o âmbito pessoal. Segundo uma pesquisa da empresa de recursos humanos Robert Half, dos Estados Unidos, os brasileiros estão entre os profissionais que mais se estressam no trabalho, de acordo com reportagem do site da “Gazeta do Povo”. Cerca de 42% dos trabalhadores brasileiros são afetados pelo estresse. O dado é alarmante, por isso é muito importante se conscientizar de que há alternativas para deixar as atividades diárias menos estressantes e que favorecem que o indivíduo tenha momentos de bem-estar ao longo da semana. Então, vamos desacelerar e ter motivação para conquistar uma vida saudável.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top