Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Como tirar proveito dos fracassos e se tornar um vencedor?

Como tirar proveito dos fracassos e se tornar um vencedor?

Todas as pessoas estão sujeitas a enfrentar desafios e questões complexas em todos âmbitos da vida. Dizem que após a “tempestade vem, sempre, a bonança” para acalmar a alma e os ânimos. E como tirar proveito dessas dificuldades, dos momentos de fracassos e ter foça para seguir em frente e se tornar um vencedor? A resposta não é única e definitiva, na verdade, a solução depende de uma série de questões. Continue a leitura, pois nos próximos parágrafos, vamos aprofundar mais sobre o tema.

Fracasso, o vilão?

Os especialistas em comportamento humano apontam que em meio a situações permeadas por fracasso, a pessoa precisa resgatar a motivação e ter força para vencer os obstáculos. Mas como colocar em prática tudo isso, já que sentir-se fracassado traz sempre muita dor e angústia para as pessoas?

Neste, caso, primeiramente, é essencial que o indivíduo compreenda que o fracasso é natural e essencial para o desenvolvimento humano, como menciona artigo publicado no site “Escola de Psicologia”. O texto ainda questiona que quem não “sofreu um fracasso na vida” não está “explorando todo o seu potencial”, já que fracassar também é um passo importante para encontrar o caminho do sucesso.

Como lidar com o fracasso frente a frente?

O fracasso desmotiva e vem acompanhado de descrença. Bom, e é justamente neste momento que a pessoa precisa “lidar com os próprios sentimentos”, o que já pode ser considerado o início do “processo de superação”, como sugere a psicóloga Rosemeire Zago, na página “Vya Estela”.

A especialista ainda menciona que a pessoa precisa refletir se costuma se cobrar muito, pois essas atitudes proporcionam, de fato, muita frustração. De qualquer forma, o grande desafio é não perder a esperança de que as coisas irão mudar.

Quando surge a esperança

Não são poucas as histórias de pessoas que se reergueram de forma magistral após passarem por momentos de fracassos. A dona de casa M.A.S, 60, que prefere não se identificar, conta que durante mais de 30 anos teve um casamento infeliz, marcado por conflitos e discussões, por parte do marido. Ela se sentia fracassada e sem quaisquer esperança de sair dessa situação.

“Eu sempre fui muito humilhada e sei que deveria ter sido mais enérgica e não ter descartado minha vida profissional, por imposição de meu marido. Nunca tive esperança em conseguir superar esse desafio. Eu me sentia fracassada. Nesses anos todos, minha autoestima, então, estava apagada e já havia me acostumado a ser humilhada”, conta.

Ela destaca que teve coragem de quebrar o paradigma quando a sua filha decidiu sair de casa. “A minha menina já havia terminado a faculdade e me disse que não suportava mais presenciar as humilhações e agressões verbais de seu pai em relação a mim. Na época, ela me falou que tinha alugado uma casa em outra cidade e estava procurando emprego. A minha filha, praticamente, me intimou para acompanhá-la. Eu não queria viver longe dela, então, fomos embora de casa”.

Por mais que enfrentassem dificuldades, em meio a sentimentos de fracasso, mãe e filha entenderam que essas dificuldades poderiam apontar para novos horizontes. “Pela primeira vez em mais de 30 anos, eu tive esperanças e sonhos. Claro que estava com muito medo de não conseguir, mas por algum motivo, eu descobri que havia uma força interior muito grande, além da imensa vontade de vencer e ser feliz ao lado de minha menina”, disse.

Bom, cinco anos depois, esta dona de casa hoje ganha a vida como consultora de vendas de uma marca famosa de cosmético e vive ao lado da filha, que trabalha como funcionária pública, no interior de Minas Gerais. O mais bonito dessa história, é perceber que em cada pessoa existe, sim, uma força interior que traz motivação e, sobretudo, esperança. Portanto, jamais duvide de que você pode ser um grande vencedor e o que o fracasso é parte dessa jornada. Está preparado para o sucesso?

Um comentário

  1. henrique gonzales vallesquino filho

    Apreciei muito o artigo sobre a superação de fracassos. Desvenda um segredo de sucesso, cuja culminância e firmeza são alicerçadas pela experiência, tempo e luta, na superação de dificuldades e de fracassos. É um caminho árduo, mas com troféu valioso, que vale a pena e nos torna vitoriosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top