Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Como lidar com a ansiedade e o medo de falhar

Como lidar com a ansiedade e o medo de falhar

O que fazer quando surge uma oportunidade incrível, mas você não consegue agarrá-la por medo de falhar? Quando a ansiedade se torna sua maior inimiga, é hora de pedir ajuda.

O primeiro passo é esse que você acabou de dar. Procurar dicas que possam ajudar você a vencer o medo.

A ansiedade é um distúrbio que afeta a vida das pessoas de forma diária e recorrente. Provoca sensações desagradáveis que estimulam o cérebro a ter pensamentos que os impedem de prosseguir com uma determinada tarefa. Ou seja, a ansiedade provoca o medo de falhar e é justamente esse medo que os faz falhar.

A boa notícia é que você pode lutar contra isso! Nesse artigo vamos lhe mostrar técnicas para que a ansiedade não seja uma pedra no seu caminho.

Sintomas recorrentes de quem sofre com ansiedade

ansiedade 2

  • Medo exagerado: A ansiedade provoca medo exagerado de qualquer coisa. Em uma situação normal, quando nos deparamos com nosso artista favorito, sentimos ansiedade somada ao frio na barriga por encontrar uma pessoa que admiramos, mas no caso da ansiedade excessiva (que é um distúrbio psicológico), faz com que se tenha medo do artista, preferindo ficar longe dele ao invés de pegar um autografo.
  • Preocupações exageradas: Exagero é praticamente um sinônimo da ansiedade, no quesito preocupação. A ansiedade pode deixá-lo neurótico com a saúde (hipocondria), relação de trabalho, família e amigos.
  • Impossível relaxar: Sempre nervosos e inquietos – a ansiedade provoca essas sensações desagradáveis de sempre ter algo errado acontecendo com a pessoa ou em seu entorno.
  • Pavor: Em casos extremamente graves, a ansiedade provoca pavores em determinados tipos de situações. Em público, por exemplo, é comum que alguém com sintomas elevados entre em pânico só pelo fato de estar rodeado por pessoas desconhecidas.

Como superar a ansiedade de forma efetiva

ansiedade 3

Comece aos poucos

Sobre o medo de falhar, trace pequenas metas para evitar a ansiedade, vá com calma e seja paciente, resultados positivos não aparecem da noite para o dia.

Afaste os pensamentos negativos

Os pensamentos negativos podem aumentar a sua ansiedade. Alimentar sentimentos que não lhe trazem benefícios, faz com que você trave e acabe não realizando diversas atividades por medo de falhar.

Entenda que todos estão sujeitos ao erro. Mas, isso pode não afetar negativamente a sua vida. É importante lembrar que você também pode aprender com os erros.

Mesmo nas situações onde você errou, há um aprendizado. Concentre-se nas coisas boas que as oportunidades podem lhe trazer. Ao invés de focar nos pontos negativos, Viva o momento!

Fique longe de pessoas que levam para baixo

Se você precisa tomar uma decisão, mas o medo de falhar está lhe deixando ansioso, fique longe de pessoas negativas.  É importante lembrar que realismo é diferente de negativismo.

Realistas mostram fatos da atualidade, mas sem tomar isso como um gancho para trazer sentimentos negativos. Os pessimistas estão sempre achando brechas para aumentar a ansiedade de quem está a sua volta.

Saiba que você dispõe de todas as habilidades que precisa para chegar ao sucesso. E se a oportunidade chegou até você não há porque não tentar agarrá-la.

Acredite em você

Essa é uma das dicas mais importantes de como lidar com a ansiedade. O medo de falhar pode ser resultado da sua autoconfiança. É importante investir em autoconhecimento para saber quais são suas reais habilidades.

Existem técnicas que podem ajudar você a se conhecer melhor. Isso fará com que se sinta preparado para enfrentar os desafios e aceitar as oportunidades que podem surgir em seu caminho. Acredite que você é capaz.

Vida saudável

Ter uma vida saudável vai ajudá-lo a pensar melhor, evitando maiores preocupações e controlando os estímulos desagradáveis do corpo.

Em casos que não apresentem gravidade, comece mudando a alimentação, evite excesso de cafeína e bebidas alcoólicas, para deixar o seu corpo saudável. Ainda na saúde física, pratique exercícios três vezes por semana e durma bem todas as noites.

IMPORTANTE: Algumas vezes o quadro de ansiedade é tão intenso, que é necessário a ajuda de um profissional. Se esse for o seu caso, procure um médico, que saberá prescrever o melhor tratamento, que pode incluir medicamentos e psicoterapia.

Você quer deixar uma contribuição? Escreva abaixo, em comentários. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top