Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Como combater o estresse

Como combater o estresse

Como combater o estresse é um tema atual e merece muita relevância.

A palavra estresse ou stress define uma soma de reações físicas e mentais em resposta a determinados estímulos internos ou externos, que possibilitam superar e vencer os obstáculos criados por estes estímulos. Também define o desgaste físico e mental empreendido neste processo.

Toda vez que nos sentimos ameaçados, ou diante de um desafio que envolve a parte emocional ou física, colocamos uma grande quantidade de reações químicas do nosso corpo para funcionar, a fim de criar as condições de reagir.

Este é um problema que atinge a maioria dos indivíduos em idade produtiva. E exatamente naquela fase em que estes trabalham, estudam, cuidam da família e da vida pessoal, lidam com uma perda, ou estão muito ansiosos.

O estresse agudo é aquele que temos em um momento que ele deve mesmo estar presente, para nos proteger e permitir a solução de um problema. Por exemplo: se estivermos diante de um leão faminto que escapou do zoológico, correremos como nunca para salvar a nossa vida. Quem nunca ouviu falar a respeito de pessoas que conseguem forças inimagináveis ou participam de atos heroicos e impensados em um momento de grande estresse? O estresse agudo também está presente em nossas reações cotidianas como: a necessidade de acelerar os batimentos cardíacos em uma corrida, a liberação de substâncias como a adrenalina em uma competição esportiva, e outras reações que protegem o nosso corpo enquanto aumentam o seu desempenho. Esse é o estresse agudo, que foi recrutado para um perigo importante, porém passageiro.

As reações físicas mais comuns no estresse agudo são: palpitação, transpiração excessiva, mãos frias, tremores e resposta rápida aos estímulos. O estresse agudo pode ser extremamente nocivo em algumas situações. Algumas experiências podem causar um estresse tão acentuado, que podem provocar alterações emocionais profundas, que necessitam de tratamento especializado. A reação aguda ao estresse tem se tornado comum nos tempos que vivemos, principalmente pelo contato com a violência e com situações de grande constrangimento.

Por outro lado, há o estresse crônico, que como sabemos, não é nada saudável. É uma situação orgânica de desconforto e mal estar, geralmente prolongada, que necessita de um bom trabalho físico ou mental para se resolver. É também associado a uma ameaça, mas está diretamente ligado à autoestima e ao questionamento de nossos valores. Um exemplo clássico é quando estamos diante de um perigo iminente, como a necessidade de escapar de uma agressão, ou de uma situação constrangedora no trabalho ou na vida pessoal. Nossa reação nem sempre é calculada, mas sempre envolve o nosso critério e o nosso julgamento. Se não estivermos com o nosso emocional saudável e equilibrado, alimentado por ansiedade e situações mal resolvidas, podemos responder de forma inadequada e criar situações de maior estresse, com consequências muito desagradáveis. Toda ação traz uma reação correspondente consigo. Se reagirmos mal e com reatividade acentuada, podemos causar problemas maiores e de difícil solução. A adrenalina e o cortisol, que deveriam ser liberados em uma resposta imediata ao estresse agudo e em seguida normalizada, no caso do estresse crônico, desregulam de maneira nociva. Se o estado de estresse se prolonga por um longo período, alimentado pelo medo, sensação de impotência e ansiedade, as alterações podem ser mais profundas, com o aparecimento de doenças como a hipertensão arterial, diabetes, distúrbios de peso, insônia, ansiedade, depressão, dores musculares, úlceras, doenças de pele como a psoríase e a atopia, distúrbios menstruais, impotência, síndrome do cólon irritável, e a queda da imunidade. Podem deixar sequelas nos vasos sanguíneos, propiciando o enfarto do coração e o AVC (acidente vascular cerebral).

ENTÃO, COMO COMBATER O ESTRESSE?

  • Nossa autoestima deve ser um item muito bem tratado e resolvido, pois estará diretamente envolvido na tomada de decisões em um momento de estresse, momento este em que precisam ser rápidos e precisos. Se você tem problemas com a sua imagem e não se aceita bem, ou tem problemas emocionais, procure um aconselhamento especializado. Isso vai fazer muita diferença nas escolhas que fará em um momento de estresse.
  • Os cérebros que estão em constante estresse aprendem menos, e podem ter dificuldade de memória, pois o cortisol alterado age no hipocampo, que é a área responsável pelo aprendizado e pelas lembranças. Vale a pena dar muita atenção ao seu corpo e mente, cultivando hábitos saudáveis, autoconhecimento e separando um tempo para o lazer.
  • Na atualidade, convivemos com o estresse infantil, que infelizmente causa grandes estragos no desenvolvimento, autoestima e aprendizado de nossas crianças. Precisamos estar atentos a isso, criando condições harmoniosas e saudáveis para que nossas crianças se desenvolvam de maneira saudável.
  • Cuide de sua saúde. Permita que seu corpo tenha preparo para reagir no momento certo. É comum ouvirmos sobre pessoas que enfartam em um momento de grande estresse. Isso nada mais é que um corpo despreparado diante de uma grande exigência, que sucumbe, por não ter condições físicas de suportar o que está acontecendo.
  • O estilo de vida sem regras é reconhecida fonte de estresse. Alimentação não saudável, fumo, alcoolismo, poucas horas de sono e descuido com a vida financeira trazem ansiedade e uma queda da autoestima que pode impactar sobre a saúde e equilíbrio do organismo. Organize-se. Crie novos hábitos para construir uma vida melhor.
  • Cuide de suas emoções. Se seu relacionamento não está bem ou não deu certo, trate de resolver o problema com rapidez. Sofrer demais por um problema amoroso, cria uma situação de estresse que propicia o aparecimento de depressão. Lembre-se que, antes de ser amado, você tem quem amar a si mesmo e estar em condições de ser desejado. Resolva os problemas de maneira consciente e cultive a alegria e o respeito para recuperar-se com rapidez.
  • Se você tem uma atividade estressante, se trabalha com uma equipe difícil ou tem muita cobrança, pratique atividades de relaxamento como a meditação. A meditação é uma das maiores ferramentas na criação de mecanismos saudáveis de defesa para nosso corpo e nossa mente. O yoga também é uma excelente técnica para este preparo.
  • Atividades físicas também são importantes. Quem pratica esportes e faz exercícios, libera em sua circulação sanguínea, substâncias que trazem intenso bem estar, como a endorfina, e tem uma melhor resposta ao estresse.
  • Não permita que medos e mágoas se acumulem em sua mente. Trate de seus medos e fobias, e resolva as mágoas com rapidez. Crie para si uma atmosfera de paz e crescimento, para que seu equilíbrio espante o estresse ao seu redor. A fixação em uma determinada fonte de estresse pode gerar, a longo prazo, respostas orgânicas muito indesejáveis e a instalação de doenças.
  • Prepare-se bem para quando for apresentar algum trabalho para seus superiores ou professores e também para a possibilidade de ser questionado. Não adie acumular conhecimentos suficientes para se sentir seguro nos momentos em que for submetido a cobranças. Tente imaginar todas as possibilidades e se prepare bem. A sua segurança criará confiança e uma melhor resposta ao estresse.
  • Antecipe problemas e crie soluções. A maioria das nossas causas de estresse é previsível e pode ser solucionada com antecedência. As nossas ameaças podem nos trazer duas reações: entregarmos-nos a elas e permitirmos que o estresse nos consuma ou reagirmos positivamente e criarmos soluções que nos tragam crescimento e sucesso.
  • Analise o uso do seu tempo e a qualidade de seu pensamento. Vale a pena quantidade de vida que você está trocando pela conquista de seus ideais? O autoconhecimento é uma arte em constante evolução.
  • Cuide do ambiente em que vive. Som muito alto, luz forte, cores carregadas nas paredes são conhecidos fatores de estresse. Permita que seu ambiente seja agradável e harmonioso.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top