Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Como as pessoas aprendem

Como as pessoas aprendem

A busca pela inteligência é algo que dura séculos. O homem sempre está em busca de aprimorar os seus conhecimentos e potencializar as habilidades que possui. Mas, como as pessoas aprendem? Quais são seus métodos, técnicas e planejamentos?

Antes de respondermos esses questionamentos, precisamos explanar um pouco sobre o que é a síntese do aprendizado de acordo com o cérebro humano.

O nosso cérebro opera com associações. Quando pequena a criança faz associações básicas com os “gatos” que acontecem no cotidiano. Por exemplo: o cachorro me mordeu, portanto se aproximar não é recomendado. O sabor doce é algo gostoso, então o sorvete é bom.

Quando adultos a associação é mais complexa. A memória trabalha com diversas ramificações. O exemplo fica um pouco diferente: o cachorro – que antes era um objeto de dor – vira um animal. Esse animal passa a ter raça, espécie, costumes e mais uma série complexa de informações. Essa parte da memória é o aprendizado do cotidiano.

Entretanto, falamos até agora sobre o aprendizado involuntário, ou seja, aquele que acontece naturalmente. Mas a pergunta em questão é: como as pessoas aprendem com intenção?  Esse já é outro processo.

Nos mesmos moldes do aprendizado do cotidiano, mas com indução, o aprendizado intencional acontece através do nosso próprio esforço, da repetição e de outros fatores que auxiliam na memorização. Pois nós sabemos que estudar uma determina temática nos ajuda a armazenar memória de acordo com nossas necessidades.

A repetição, baseada na associação de fatos, faz com que o cérebro identifique aquele determinado assunto como algo importante a ser lembrado. É basicamente assim que funciona o aprendizado.

Se você quer melhorar os seus conhecimentos e entender melhor como as pessoas aprendem, preste atenção nas dicas a seguir.

Dicas, métodos e truques de como as pessoas aprendem

como as pessoas aprendem

Como as pessoas aprendem com a leitura

A leitura é um ótimo método de aprendizado. Desde dos primórdios da humanidade, incluindo pinturas rupestres, a leitura de símbolos e letras proporcionam uma excelente carga de informações para o armazenamento de memória.

Por isso, se você pretende aumentar os seus conhecimentos, vale a pena se esforçar na leitura. Essa simples prática ajudará você a trabalhar a memória, a concentração e o foco.

Como as pessoas aprendem com experiência de vida

Melhor do que ler sobre uma temática ou circunstância é vivenciar determinada situação. As pessoas aprendem por sua vivência, como já foi mencionado no exemplo das crianças. Aprender fazendo coisas ou experimentando sensações faz parte do cerne fundamental do que é estar vivo.

A experiência de vida é a personificação de que a prática supera a técnica. O que você pode fazer para maximizar o seu processo de aprendizagem através das experiências, é focar no que cada situação trouxe para sua vida. Aprender com os erros não é só uma frase clichê, é uma lição que deve ser seguida.

Como as pessoas aprendem com mapas mentais

O mapa mental é um procedimento de aprendizado baseado nas ramificações de associação do cérebro humano. Escolha um tema central e vá ramificando as informações sobre o mesmo. Quanto mais diversificado, ou com mais raízes, mais fácil fica para absorver a informação.

Como as pessoas aprendem com troca de informações

Esse é o procedimento mais básico de como as pessoas aprendem. A troca de informações é a base de formação do ser humano. Na escola, por exemplo, é o professor que fornece o conhecimento, na vida é um amigo que lhe ensina uma coisa, no trabalho o colega informa detalhes do projeto, e assim por diante nós aprendemos sobre diversos assuntos e temáticas no decorrer da vida.

Uma das regras básicas para aprender mais, é considerar cada pessoa como um possível professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top