Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Brainstorm – Como Usar Essa Ferramenta a Seu Favor

Brainstorm – Como Usar Essa Ferramenta a Seu Favor

Precisa elaborar um projeto inovador para o seu negócio? Não sabe por onde começar? O primeiro passo é não se desesperar!  As técnicas do brainstorm podem ajudar você a organizar ideias e fazer com que consiga ver as coisas com mais clareza.

Essa técnica foi criada por um publicitário chamado Alex Osborn. O termo: “brainstorm” ou “brainstorming” vem da junção das palavras inglesas cérebro e tempestade. Ou seja, brain + storm = tempestade de ideias.

Publicitários e executivos em geral adoram termos em inglês, e o brainstorm não foge à regra. A tempestade de idéias, em tradução não literal, é o conceito aplicado quando alguém ou um grupo de pessoas reserva um tempo exclusivo para expor seus pensamentos.

Em uma agencia de publicidade, por exemplo, acontece quando as pessoas se reunem a fim de discutir e expor ideias sobre uma nova campanha.

Quando bem utilizada a dinâmica em grupo proporcionada pelo brainstorm proporciona resultados vantajosos para o projeto abordado. Porém, como usar essa ferramenta a seu favor? O método do brainstorm está presente em diversos setores profissionais, mas sua aplicação é basicamente a mesma em todos, basta saber quais são os processos para poder desfrutar do uso do mesmo.

 

5 Dicas de como fazer uso aplicado do brainstorm

brainstorm2

Antes de iniciar o brainstorm separe no mínimo uma hora e meia do tempo da equipe para trabalhar com o compartilhamento de ideais.  É importante ter o objetivo que você quer alcançar bem definido antes de iniciar.

Além disso, separe um espaço confortável para que a dinâmica seja administrada. Para que as ideias possam fluir naturalmente a equipe precisa estar em um ambiente favorável.

Agora que você já dispõe de um tempo reservado, veja a seguir como utilizar o brainstorm de forma efetiva:

 

  • Dica 1 – Estude o caso

Não importa se é para criar algo novo ou para resolver um problema, estude o caso. Pesquise a respeito para saber quais são os seus principais pontos positivos e negativos.

Todo e qualquer tipo de informação prévia é importante para o desenvolvimento do brainstorm.

O ideal é que antes de começar o brainstorm sua equipe reserve uma hora para estar individualmente com o caso (tema). Assim, quando forem discutir em grupo, todos já estarão inspirados.

 

  • Dica 2 – Defina metas

Tenha metas, um brainstorm sem objetivo não serve para nada. Reuna a equipe e defina de antemão o que você almeja da reunião. O foco é circunstancial para que as ideias surjam de forma efetiva e qualificada.

Para que toda a sua equipe possa participar desse momento, faça com que todos escrevam anotações sobre as metas que foram definidas. Assim, você garante que todos tenham voz durante o processo.

 

  • Dica 3 – Fique no olho da tempestade

Sinta-se no olho da tempestade de ideias e veja o vendaval provocado por sua equipe, sabendo captar os melhores conceitos expostos pelo grupo. Lembrando: nenhuma ideia é descartável, deixe tudo anotado. Só porque uma ideia não é boa para o tema abordado não significa que ela não possa ser útil no futuro.

 

  • Dica 4 – Ramifique o processo

Conecte as ideais, deixe que os conceitos se colidam formando a base da estrutura do projeto que o grupo está desenvolvendo. A ideia primordial fica no centro, enquanto que as demais ficam em seu entorno, formando um galho de uma arvore de informações.

 

  • Dica 5 – Conclusão

Brainstorm deve ser concluído através do planejamento principal. Após reunir todas as ideias e construir a base de pensamentos, comece a desenvolver a estrutura do projeto que será trabalhado pela equipe durante a semana.

Sobre Navebook

Navebook é um blog contendo informações sobre Produtividade e Alta Performance, que oferece artigos direcionados a estes temas, com foco principal no trabalho. Todo o conteúdo é produzido e organizado para você, leitor. Aproveite, participe e deixe-nos a sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top