Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Aumente as suas chances de sucesso

Aumente as suas chances de sucesso

Como alcançar o sucesso? Seja conseguir uma promoção no trabalho, passar no vestibular bem disputado ou encontrar o par perfeito para você… Ou tudo isso junto, por quê não? Batalhar para chegar ao êxito nas tarefas é uma busca que motiva a todos. Por isso, resolvi escrever esse post a você que traçou um objetivo (seja ele qual for), mas que AINDA não conseguiu alcançar (falo ainda porque tenho certeza que chegará lá).

Reuni aqui algumas desculpas básicas que nós damos (ou ouvimos dos outros) muitas vezes como justificativas para não avançarmos nas metas que traçamos. Mais importante que se reconhecer em um (ou mais) desses comportamentos abaixo relacionados é tomar atitude para vencer o jogo. E aí, vamos lá?

“Já tentei isso e não deu certo”
Alcançar o sucesso significa, em muitas vezes, passar por caminhos desafiantes. Há quem desista logo diante da primeira pedra no caminho e não procure alternativas para superar. Por isso, a persistência na meta estabelecida é uma virtude daqueles que desejam cumpri-la. Adotar o discurso do “mas o mercado está ruim” ou ainda “é muito díficil, várias pessoas não conseguem” não ajudarão você a encarar a situação. Minha dica é que, ao se deparar com um problema, procure analisar friamente as causas para saber agir e contornar aquela dificuldade. Aqui no blog já trouxemos algumas frases inspiradoras que motivam para isso.

“Segunda-feira eu começo…”
Você já deve ter ouvido “segunda-feira eu vou começar a dieta…” ou ainda “do próximo semestre não passa, vou iniciar aquele curso!” Adiar o início das tarefas é um dos comportamentos que, infelizmente, estão bem relacionados ao fracasso de metas pessoais. Deixar para amanhã também é conhecido como procrastinar (já falamos sobre isso aqui no blog). Por isso, sem desculpas: ao traçar a meta, inicie imediatamente o seu plano. Compartilhe seu objetivo com amigos e familiares e peça a ajuda deles na concretização.

“Não preciso mais estudar”
Fugir da acomodação (ou zona de conforto, como alguns a chamam) é outro fator decisivo para você alcançar o sucesso. Conservar em seu pensamento a ideia de que “não tem conhecimento suficiente para determinada coisa” ou ainda “que já fez de tudo e não deu certo” em nada vai ajudar você a avançar. Desafiar-se a novas possibilidades é um caminho importante para alcançar seus objetivos: um curso novo, potencializar uma habilidade, desenvolver um novo hobby. Estimule seu cérebro para buscar novos conhecimentos. Ah, e é importante dizer: não basta também ter uma lista interminável de cursos feitos, sem ter colocado em prática o que aprendeu neles. #ficadica

“Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim”
Os famosos versos de Caymmi (“Modinha para Gabriela”, de 1975) por muitas pessoas é usado para chamar nossa atenção para outro comportamento letal que vai na contramão do sucesso: ter medo de mudanças. É muito comum, numa conversa acalorada entre amigos ou mesmo no escritório, alguém falar: “Eu sou assim e ponto!”. Às vezes, alguns podem pensar que essa postura significa ter personalidade forte. Mas é sempre bom um conselho: ter auto-confiança significa apresentar com maturidade seu ponto de vista e analisar (com a mesma maturidade) as percepções alheias. E as oportunidades de mudar (para melhor, é bom que se diga) vêm do conjunto das suas experiências aliadas às dos outros. Que tal tentar isso?

“Mas está demorando muito…”
Você pode ter lido os quatro itens anteriores e pensado: mas eu já faço tudo isso e os bons resultados não chegam. Sabe aquela máxima de que a “paciência é uma virtude”? Ela se aplica muito bem quando estamos em busca dos sonhos. Não estou dizendo que se faz tudo o que foi recomendado, você deve sentar e esperar. Longe disso! Significa analisar o que tem feito e, com base nesse levantamento, traçar pequenos objetivos que o façam chegar ao resultado esperado. Alcançar esses bons resultados estimulará seu cérebro e dará essa sensação de progresso, um combustível perfeito para continuar avançando.

E você, o que tem feito?
Compartilhe conosco, aqui nos comentários abaixo, o que você tem feito para alcançar o sucesso? Sua recomendação pode inspirar outros leitores e a mim também, em próximas postagens.

Sobre Navebook

Navebook é um blog contendo informações sobre Produtividade e Alta Performance, que oferece artigos direcionados a estes temas, com foco principal no trabalho. Todo o conteúdo é produzido e organizado para você, leitor. Aproveite, participe e deixe-nos a sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top