Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Atividades que exigem atenção concentrada

Atividades que exigem atenção concentrada

Algumas atividades profissionais, de fato, precisam de doses extras de atenção concentrada. Profissões como cirurgiões, pilotos, controladores de voo e funcionários de manutenção requerem nível altíssimo de concentração no trabalho. De fato, é preciso ter muita disciplina e, obviamente, não se dispersar. Essas carreiras, em geral, podem ser uma boa opção para pessoas com perfil metódico e que sejam disciplinadas e muito focadas nas atividades. É essencial também ser detalhista e manter o autocontrole. Saiba que pessoas bastante agitadas e extremamente ansiosas têm dificuldades em exercer profissões que exigem atenção concentrada.

No caso dos pilotos de avião, o profissional tem a responsabilidade de conduzir uma aeronave, muitas vezes, ocupada por centenas de pessoas. Dessa forma, se o profissional não mantiver a atenção concentrada, o trajeto e voo são comprometidos e pode haver drásticas consequências.

Tipos de atenções                                                                                               

atenção concentrada

Teoricamente, a atenção concentrada está direcionada a apenas um estímulo – no caso – o indivíduo consegue se concentrar em um único elemento. Um cirurgião, por exemplo, precisa focar apenas na cirurgia e ele sequer pode pensar em outras questões e temas. Mas a mente humana é complexa e também possui outros tipos de atenção, como a atenção dividida – que prevê a realização e concentração em várias atividades ao mesmo tempo.

A atenção difusa foca em estímulos que se encontram dispersos, ao contrário da atenção concentrada – que busca o foco nos elementos “relevantes” – como destaca publicação de Juliana Leão Braga, para o curso de Pós-Graduação de Psicologia Social da UNB (Universidade de Brasília).

O conteúdo ainda menciona que além da necessidade de haver atenção concentrada, um piloto de avião, por exemplo, precisa ter também atenção difusa, pois ele realiza atividades simultâneas em alguns momentos, mas mantém a atenção e foco. O texto também cita a importância da atenção concentrada para os pilotos, controladores de tráfego aéreo e equipe de manutenção. Bom, nestes casos – de certa forma –  ela  é essencial para a prevenção de acidentes.

Como manter a saúde física e mental nessas carreiras?

Profissões que exigem atenção concentrada também demandam cuidados para manter a saúde física e mental. Se esses dois pilares não estiverem em boas condições, as atividades profissionais serão comprometidas.

De fato, a saúde física também reflete na saúde mental, então, um dos elementos que mais contribuem para essa sinergia é a alimentação saudável e balanceada. A ingestão de peixe, como atum, por exemplo, é essencial para o bom funcionamento do corpo e mente, especialmente, por causa do Ômega-3, que é fundamental para a saúde do cérebro e, no final das contas, a memória e a mente são beneficiadas.

Outra dica, é essencial realizar atividades físicas, que além de serem importantes para a saúde, relaxam e combatem o estresse. E os especialistas ainda sugerem fazer atividades que propiciam bem-estar e satisfação, desde caminhadas, passeios, leituras, atividades de lazer, eventos culturais, viagens, dentre tantas outras opções. Bom, e por fim, não custa dizer:  cuidar da mente e do corpo é um requisito primordial para conseguir lidar com as atividades que exigem atenção concentrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top