Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Anote seus objetivos para alcançar uma meta

Anote seus objetivos para alcançar uma meta

Quais são seus objetivos para hoje? E eles o levarão a cumprir qual meta? As respostas a essas perguntas estão cada vez mais relacionadas a um roteiro seguro para alcançar uma grande conquista na vida, seja ela encontrar o emprego dos sonhos ou ainda passar em um vestibular concorrido. Mas para chegar lá é preciso muito planejamento, disposição e disciplina.

Reuni aqui no blog 6 recomendações importantes de como podemos fazer isso com precisão (e, principalmente, com sucesso)

Por onde começar? O primeiro passo é estabelecer o objetivo onde se deseja chegar. Você pode transcrever essa meta em um papel para fixar na geladeira ou em um mural bem visível na sua casa… o importante é que esteja em local de fácil acesso ao seu campo de visão.

Como planejar a sua meta: uma recomendação importante é recorrer às listas de tarefas (ou “to do lists”, termo em inglês que ficou bem conhecido por aqui). Uma vez definida sua meta, coloque três colunas abaixo para você preencher:

1) Como pretende alcançar sua meta (o que você precisa fazer);

2) O que pode impedir você de realizá-la (mensurar quais dificuldades pode encontrar, o ajudará a superar com mais facilidade, quando o desafio bater à porta);

3) Em quanto tempo pretende cumprir (definir uma data é fundamental para isso). Parece difícil e complexo, mas não é! 🙂

Como fazer uma boa lista: num dos posts aqui do blog que falamos sobre como acabar com a procrastinação, detalhamos bem o desafio de fazer uma boa lista. Quando ela é fracionada, temos mais facilidade de conhecer as tarefas que temos pela frente e o fato de recorrermos a ela com frequência nos faz enxergar o quanto falta para cumprir a meta estabelecida.

Fuja dos objetivos surreais: nenhum grande objetivo é alcançado da noite para o dia. Por isso, não estabeleça metas que sejam surreais (ou seja, impossíveis de serem conquistadas — especialmente aquelas que não dependam unicamente de você).

Foco: é importante ajustar as prioridades para cumprir as metas. Dessa maneira, estaremos mais aptos a não desperdiçar tempo com atividades irrelevantes. Ah, e não podemos esquecer: conter os estímulos que estão à nossa volta também é valiosa recomendação para não desviar a atenção do que precisamos fazer.

Considere imprevistos: Sim, eles podem ocorrer! Em gestão de projetos, por exemplo, estima-se considerar o investimento de 20% do nosso tempo diário com outras atividades que não estavam planejadas. Isso faz com que tenhamos mais controle e possamos definir prazos mais reais (e evitar frustrações que possam nos desmotivar).

Engaje outras pessoas para seus objetivos: Compartilhar sua meta com amigos e familiares o ajudará a ter o apoio deles no acompanhamento e nos próximos passos para cumpri-la. Peça apoio deles para que o incentivem a cumprir esse objetivo e verá como será mais fácil ter de prestar contas àquelas pessoas a quem você tanto ama.

Gosto muito dessa reflexão de Augusto Cury e que tem bastante a ver com correr atrás de nossos objetivos e metas: “Os sonhos são como uma bússola, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar. São eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permitem crescer”.

O que você faz para correr atrás dos seus sonhos?
Compartilhe conosco, nos comentários aqui abaixo, o que você tem feito também para isso. Sua experiência enriquecerá esse espaço e poderá ajudar outras pessoas. Até a próxima!

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top