Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
A sua energia segue a sua atenção

A sua energia segue a sua atenção

Um dos fatos que mais chama a atenção nos dias de hoje, dentro das empresas, é que as pessoas não sabem como decidir onde empregar com eficiência a sua atenção, e por consequência a sua energia. Isso porque a sua energia sempre segue a sua atenção.
Você precisa analisar e saber exatamente quais são os fatos do seu trabalho onde mais você está investindo ou precisa investir a sua atenção: é para lá que a sua energia vai. Alguns profissionais gastam muito tempo executando o seu trabalho, muito mais do que o esperado. Estendem o horário quase todos os dias da semana, ainda trabalham durante os finais de semana, trabalham em muitos feriados, e mesmo assim não conseguem solucionar nem mesmo os assuntos mais emergentes. Sempre deixam algo por fazer. Isso ocorre porque não estão colocando a sua atenção nos projetos adequados, da forma adequada e na intensidade necessária.
Esse é o eixo de todos os princípios que regem a vida profissional: o projeto ou o assunto onde dou atenção, é onde coloco e gasto a minha energia. E no mundo tudo é energia. Esse não é um assunto novo, mas um assunto cada dia mais estudado e comentado. Todos os objetos materiais que estão agora a sua frente, todos os seres vivos, os vegetais e minerais, e inclusive os nossos próprios pensamentos, são formados por energia.
O mundo corporativo é rico em assuntos e projetos: a missão da empresa onde trabalho, os valores que a minha empresa defende e representa perante o mundo, os novos projetos que o meu gestor apresenta, as novas formas de gestão e motivação de pessoas que a equipe de recursos humanos pretende implantar, as formas de liderança, a chegada agressiva da crise no Brasil, as mudanças do mercado, a concorrência, as metas, as fusões, o feedback, e muitas outras palavras fazem parte da vida de todo profissional. Fazem parte de todas as empresas. Há tempo para tudo isso? E agora, por onde começo? Onde focar? O que priorizar? Onde eu devo colocar a minha atenção e a minha energia?
Encontramos no mundo empresarial um grande número de pessoas que são extremamente competentes como executivas, porém, um tanto quanto improdutivas em escolher as coisas mais importantes dentro de uma organização. São responsáveis em gastar tempo e energia de suas equipes em coisas sem relevância. E deixam assuntos importantes sem a devida atenção.


Todo profissional precisa ter foco em resultado, precisa saber estabelecer o projeto mais importante do momento e como dispensar a atenção diferenciada para esse projeto.
De acordo com o escritor Johnny De’ Carli, a nossa energia vai para onde está a nossa atenção predominante. Devemos focar a energia nos principais objetivos do momento e nos projetos mais relevantes. A atenção deve estar no que é construtivo, por isso nunca foque a atenção nos problemas e dificuldades que surgem no seu caminho. Não gaste energia com os problemas, busque a solução, mas não deixe que eles ocupem um espaço grande do seu tempo. Não permita que os problemas gastem a maior parte da sua energia. O tempo é restrito e a energia precisa fluir para que consigamos realizar.
Onde nós colocamos a nossa atenção, a energia flui. Onde nós colocamos a nossa atenção, a vida desenvolve e cresce. As coisas acontecem. As portas se abrem. Os projetos andam. As metas ficam mais próximas, mais fáceis de serem atingidas. As equipes trabalham em sintonia, motivadas e desenvolvem maior produtividade. Os resultados aparecem em ritmo acelerado. O reconhecimento é a prova cabal de que a atenção foi evidenciada da forma adequada e a energia fluiu.
Então preste atenção nessa reflexão: na sua vida profissional, onde você está colocando a sua atenção? Você está investindo atenção onde é realmente necessário? Está sabendo priorizar as demandas? Está dando o pontapé inicial rumo a excelência do seu trabalho?
Se você não sabe responder em menos de alguns segundos, é hora de parar e observar. Reflita um pouco, pense sobre as suas atitudes, sobre o seu dia-a-dia. Lembre-se do que está sempre na sua mente, aqueles assuntos que você não consegue esquecer. Lembrou agora? Então é nisso que você está investindo a sua atenção e a sua energia, em tudo isso que não sai da sua mente. A resposta agradou você? Se sim, ótimo. Apoie irrestritamente os seus pensamentos e siga em frente. Toda a sua energia está ai, você está no caminho certo.
Entretanto, se a resposta não lhe agradou, é porque você está desperdiçando a sua energia com assuntos que não estão agregando resultados convenientes aos seus projetos. Dessa forma, ficará mais moroso o desenvolvimento da sua vida profissional e até mesmo o crescimento da sua empresa. Para que a energia das coisas flua da forma que você almeja, o pontapé inicial é seu: faça as escolhas adequadas.
Saiba que você pode direcionar e redirecionar os seus pensamentos para onde você quiser, para onde você quer que a vida desenvolva, o trabalho progrida, a carreira decole. Se você não tem as respostas, precisa parar imediatamente e analisar. Em primeiro lugar, defina qual é, nesse momento, o seu projeto profissional mais importante. Quando souber a resposta, direcione os seus pensamentos de forma a investir toda a energia no que realmente você quer e precisa desenvolver.
Todo profissional precisa ter ciência de que na vida corporativa, decidir em qual projeto colocar a sua atenção é fator determinante e crucial. Muitos acontecimentos podem afetar ou alterar o processo de tomada dessa decisão. Como os profissionais se organizam com os fatos que ocorrem no dia-a-dia de uma empresa para tomar as decisões adequadamente? O fato que determina a pauta que demandará atenção principal em determinado período, é avaliado de que forma? O tema é de grande interesse para executivos de diversas áreas. Todos profissionais responsáveis por tomadas de decisões diárias, precisam a todo momento fazer escolhas e tomar decisões. E cada uma dessas decisões pode mudar o rumo de um projeto, de uma equipe, muitas vezes de uma empresa.
Existem muitas pesquisas sobre o funcionamento do cérebro humano e o que influi as pessoas nas atitudes e nas decisões . A curiosidade sobre o processo da decisão aumentou. E sobre a consequência da decisão tomada também. A elevada quantidade de informação é um fato da vida humana moderna, tornando muitas decisões rotineiras, não só na vida profissional, mas também na pessoal, imensamente complexas, como escolher a operadora da televisão a cabo que vou contratar ou a academia que vou frequentar.

equipe
Apesar dessa ampla oferta dar mais opções e maior liberdade de escolha, temos menos tempo e por consequência menos energia, então precisamos saber exatamente onde empenhá-los. E precisamos não perder tempo ou gastar energia com coisas mais simples. Tempo é dinheiro e energia.
Ter muitas opções pode nos levar a escolhas inadequadas, ou até mesmo a perder muito tempo. No embalo do mundo moderno, na era da informação rápida e barata, onde tudo está na rede, acabamos perdendo muitas horas do nosso dia analisando muitas variedades de um mesmo produto ou serviço.
Com tanta tecnologia, hoje fazemos em um único dia o que antes demorávamos mais de uma semana para fazer. E com isso temos cada dia mais coisas para dividir a nossa atenção. Consequentemente temos a cada dia menos tempo. E a cada dia menos energia. Mas por que isso acontece?
Porque na sociedade atual, todas as escolhas da vida de uma pessoa são complexas. Tudo demanda uma escolha e uma decisão. Muitos assuntos são demorados e inéditos. Entretanto, as pessoas não tem muito tempo. Na vida pessoal você pode empregar a sua energia no que é mais emergencial.
Por outro lado, no mundo corporativo a escolha é mais complexa. Nessa situação, mudar as regras pode ser eficaz. E mudar as regras pode ser deixar que cada profissional do seu time tenha uma parte de responsabilidade na tomada de decisões. Permita que as pessoas façam as suas próprias escolhas, obviamente dentro do limite e da alçada de cada um. Não carregue o mundo nas costas, divida responsabilidades. A escolha promove a aprendizagem e possibilita a cada indivíduo controlar onde gasta a sua própria energia.
Sempre que precisar decidir, concentre a sua mente sobre as opções que estão a sua frente e busque o que mais se adapta ao resultado que quer alcançar, a que é melhor para você e para o seu trabalho. Deve-se considerar cuidadosamente cada opção, e escolher a que oferece maior retorno.
Muitas pessoas tomam decisões espontaneamente, sem raciocinar, escolhem deliberadamente. Como ponto de comparação, muitas pessoas utilizam a intuição para fazer as suas escolhas.
Decisões de peso precisam de uma análise maior, com isso, as chances de ficar satisfeito com o resultado são altas.
A concentração do seu pensamento e das suas ideias, prolongam o foco da sua atenção em um determinado assunto, e canalizam a energia do universo.
A sua energia sempre segue a sua atenção: dê a ela direção adequada.
O seu pensamento tem muita força. Use esta informação em seu favor! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top