Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
A produtividade e o seu propósito

A produtividade e o seu propósito

Tempos atrás, o mantra que predominava nas empresas era estender a carga horária e produzir cada vez mais, pois tudo isso tratava-se de comprometimento e responsabilidade. Não que as empresas não buscam por produtividade, mas a eficiência e resultados alcançados são temas muitos valorizados e não dependem somente do fator “carga horária”. Mas como trabalhar menos e ter produtividade? E quais os propósitos da produtividade no ambiente de trabalho? Vamos discutir sobre esses temas e outros mais nas linhas a seguir. Continue a leitura!

Produzir menos?

Produzir mais em menos tempo não deve ser encarado como objetivo único e isolado nas atividades profissionais. Talvez, trata-se de uma consequência natural de um trabalho bem elaborado e administrado. O mais importante é sempre se pautar pela qualidade e entendimento dos principais processos que envolvem as atividades.

São vários os fatores que influenciam nessa dinâmica, dentre eles, será primordial entender profundamente as atividades desempenhadas e ter objetivos claros. Será preciso também ser organizado e estabelecer um cronograma com as fases importantes a serem acrescentadas. Vamos utilizar um exemplo, suponhamos que o departamento de comunicação da empresa esteja desenvolvendo um conteúdo especial, no qual aborda a restrospectiva de 2015, com as conquistas e principais fatos vivenciados pela empresa.

O conteúdo será divulgado nas redes sociais e nos canais de comunicação interno. Para que haja um trabalho com eficiência, a gerência delega funções específicas para cada integrante do time e cria um cronograma, para que o material seja entregue. O ideal seria que a cada dia, o funcionário adiantasse a sua tarefa, mas não cumprindo jornada intensa de trabalho. Tudo adequado ao seu cotidiano. Com o cumprimento dos prazos, as atividades podem ser feitas com mais qualidade. Portanto, através da organização é possível, de certa forma, trabalhar menos e produzir mais.

Prazos apertados

O exemplo acima se aplica a situações em que há um prazo para trabalhar as demandas, mas há casos em que as entregas das atividades são urgentes. Neste cenário, como proceder? Os quesitos organização, método e objetivo são elementos muito úteis em situações assim. Lembre-se de que prazos apertados e excesso de cobrança comprometem a produtividade.

Os especialistas sugerem, por exemplo, que o profissional anote ou crie no bloco de notas as principais prioridades. De acordo com reportagem do “iG”, é essencial que o profissional estabeleça o “grande objetivo do dia” e tente manter o foco. Outra dica abordada pela reportagem é que diante de prioridades, quando surge uma demanda que leva mais tempo e compromete a execução dos trabalhos urgentes, é preciso saber “dizer não ao chefe”. O que implica em falar a ele que você não conseguirá cumprir aquela tarefa, pois está focado na atividade que é prioridade.

Como trabalhar menos e ganhar mais?

A maioria das pessoas tem um sonho: trabalhar menos e ganhar mais. Será possível isso (mesmo não sendo uma celebridade que grava um comercial de segundos e ganha um cachê pra lá de generoso)? Os especialistas em carreira apontam algumas questões que podem ajudar a atingir esse objetivo. Ah, detalhe, e mais uma vez, a palavra “produtividade” dita a regra. Quando se produz mais e consegue se organizar melhor no trabalho sobra um tempo livre. Mas e a questão do dinheiro (o quesito “ganhar mais”)?

Para o psicólogo Robert Kriegel, em reportagem para o R7, a recompensa estaria na economia de tempo, ou seja, ao invés de cumprir horas extras e jornadas pesadas, aquela uma hora que sobra no final do dia, poderia ser utilizada para ir ao cinema, estar com os filhos, fazer compras, ou simplesmente, “se dar ao luxo de não fazer nada”. Ficou claro que produtividade, além de trazer motivação, também pode ajudar aumentar as horas de folga. E quem não quer ter um tempinho sobrando, hein?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top