Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
10 passos para criar um ambiente favorável de crescimento no trabalho

10 passos para criar um ambiente favorável de crescimento no trabalho

Finalmente você conseguiu abrir o seu próprio negócio e agora até tem funcionários tralhando para você. Parabéns! Você está no mundo do empreendedorismo.

Entretanto, para que sua empresa tenha sucesso é preciso investir na união da equipe. Ser responsável por um empreendimento requer diversas virtudes para que os seus funcionários ou subalternos encarem o trabalho da melhor maneira possível.

A melhor maneira de estimular a equipe é criando um ambiente favorável de trabalho para o crescimento individual e coletivo do grupo. Mas, como fazer isso? É bem simples, se você almeja o crescimento no trabalho através do ambiente só é preciso seguir nossas dez dicas dispostas ao longo desse artigo.

Nesse artigo você vai descobrir como fazer para que trabalhar não seja um sacrifício. Mas, que seja motivo de satisfação para você e para toda a equipe que te rodeia.

 

Passos para transformar a sua empresa em um ambiente favorável de trabalho

Passo #1 para um ambiente favorável de trabalho:

Observar o local de trabalho

O primeiro passo para a construção de um ambiente favorável ao crescimento coletivo e individual de uma equipe é observando e transformando o local de trabalho. O ambiente onde os seus funcionários ficarão todos os dias exercendo suas funções deve ser favorável ao crescimento de cada indivíduo.

Ofereça recursos para que cada indivíduo da equipe tenha condições de trabalhar normalmente. Além de bons equipamentos como: agendas para organização diária da rotina de trabalho e computadores; o funcionário precisa ter a sua disposição uma cadeira confortável, uma mesa de tamanho agradável e um ambiente devidamente ventilado e iluminado.

Passo #2 para um ambiente favorável de trabalho:

Informalidade

Durante a idealização do local de trabalho perfeito, organize as mesas e assentos de uma forma que estimule a comunicação entre a equipe. É isso mesmo, deixe que os funcionários conversem entre si.

Muitos empregadores e gerentes veem esse tipo de postura como algo que afeta a produtividade. Mas, na verdade é o completo oposto.

Uma equipe que se conhece de forma social dentro do trabalho consegue construir uma relação mais intima. Portanto, fica mais fácil trabalhar em grupo, já que todos se conhecem muito bem e sabem como funciona a mentalidade do parceiro.

Passo #3 para um ambiente favorável de trabalho:

Competência

Seja a mudança que você deseja ver no mundo”, disse Mahatma Gandhi. E é mais ou menos isso que qualquer empregador necessita ser.

Antes de exigir competência dos funcionários, o patrão ou gerente deve mostrar ser competente na execução de suas funções.

O profissional normalmente enxerga no chefe alguém para seguir ou odiar. Seja a pessoa que ele admira, não que ele despreza. Pois, qualquer deslize de personalidade poderá afetar o crescimento do ambiente de trabalho.

Além de exigir competência do funcionário, o empreendedor precisa ser extremamente competente e integro.

Passo #4 para um ambiente favorável de trabalho:

Comunicação

O empreendedor é o pilar principal de troca de informações e orientações dentro de uma equipe. Se ele não conseguir se comunicar será impossível transmitir uma mensagem de forma coerente para o grupo.

A comunicação é a base de todo e qualquer tipo de sociedade. É através desse tipo de interação que uma sociedade – que no caso é representada pela equipe de profissionais – consegue prosperar.

Passo #5 para um ambiente favorável de trabalho:

Companheirismo

Fazendo uma metáfora podemos dizer que muitos chefes costumam ficar sentados dentro do carro sem gasolina, enquanto os funcionários ficam se esforçando para empurrar o veículo para frente.

Isso não é o correto a se fazer. O líder não é aquela pessoa que simplesmente dá ordens deliberadamente, o líder é mais do que um guia. Ele é o companheiro, como mencionado anteriormente.

Converse com os funcionários, seja o parceiro deles, trabalhem juntos em prol do mesmo objetivo, que é o crescimento da empresa e da equipe.

Passo #6 para um ambiente favorável de trabalho:

Perspectiva de crescimento

Ficar em uma empresa apenas ganhando dinheiro pode ser a realidade de muitas pessoas que não possuem grandes projetos. Mas, quem deseja além do dinheiro, ganhar o respeito dos funcionários, deve investir na qualidade do trabalho.

Para desenvolver um ambiente favorável ao crescimento do trabalho é preciso deixar devidamente explicito que o bom funcionário terá diversas oportunidades de crescer dentro da empresa.

A perspectiva de crescimento faz com quem o profissional se empenhe ainda mais em ser eficiente. Então, sua função é estimular o bom desempenho do funcionário.

Passo #7 para um ambiente favorável de trabalho:

Crie metas reais

criar metas reais

Seja realista de acordo com as propostas de trabalho. Não diga que tudo é urgente e que precisa ser entregado em “trinta minutos de ontem”.

Trabalhe com metas reais e coerentes com as exigências dos trabalhos requeridos dentro da empresa.

O seu funcionário não é bobo, ele tem capacidade de discernimento, se ele perceber a falta de ética por parte das exigências não se esforçará para executar um trabalho de qualidade.

Passo #8 para um ambiente favorável de trabalho:

Todos em prol do mesmo objetivo

Faça com que o funcionário se sinta parte daquilo que vocês estão construindo juntos. Independente da hierarquia que o funcionário ocupe na sua empresa, dê atenção a ele.

Preocupe-se com a sua qualidade de trabalho e veja o que você pode fazer para que ele se sinta confortável.

Concentre-se na criação do ambiente favorável a todos. Em outras palavras, incentive o trabalho em equipe e mostre que sem o grupo a empresa não existe.

Passo #9 para um ambiente favorável de trabalho:

Aceite opiniões

Outro problema de muitos gerentes está no fato de não ouvir os funcionários, além de privar a conversação entre a equipe.

Como já foi exemplificado no texto, o patrão rigoroso costuma ignorar a opinião dos outros profissionais devido a sua sensação de ter o poder sobre aquelas pessoas.

Não precisamos falar que isso é muito errado, correto? Entretanto, como contornar essa situação? A resposta é bem simples, deixe que a equipe converse e expresse suas opiniões, guie o grupo durante a execução dos projetos, mostre que você está atento a tudo que eles estão dizendo, pois ninguém gosta de ser ignorado.

Aceitar opiniões é basicamente uma questão do tópico de trabalhar em prol do mesmo objetivo.

Passo #10 para um ambiente favorável de trabalho:

Reconhecimento

É extremamente desagradável trabalhar duro e não receber o mínimo possível de gratificação e reconhecimento.

O último passo do crescimento no trabalho consiste em manter a postura competente da equipe. E a melhor maneira de fazer isso é parabenizando e reconhecendo a qualidade individual e coletiva dos funcionários.

Elogie sempre que possível o trabalho bem feito dos profissionais. Prêmios e bônus também são bem-vindos.

E você, tem alguma contribuição a fazer sobre esse tema? Escreva o seu comentário logo abaixo!

Sobre Navebook

Navebook é um blog contendo informações sobre Produtividade e Alta Performance, que oferece artigos direcionados a estes temas, com foco principal no trabalho. Todo o conteúdo é produzido e organizado para você, leitor. Aproveite, participe e deixe-nos a sua opinião.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top