Receba novidades no e-mail

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!
10 comportamentos inadequados no ambiente de trabalho

10 comportamentos inadequados no ambiente de trabalho

A maioria das pessoas passa boa parte do seu tempo no ambiente trabalho, mais do que em suas próprias casas. E por isso, muitos profissionais acabam confundindo relação de trabalho, com relação de amizade ou algo do tipo e por essa razão passam a ter comportamentos inadequados no ambiente de trabalho.
Primeiramente é importante que você entenda que conseguir um bom emprego nos dias de hoje, sem dúvida alguma não é a tarefa mais fácil do mundo. Agora mantê-lo pode ser algo ainda mais difícil de fazer, se não se adotar uma postura adequada diante da empresa e da equipe.
Portanto saber algumas maneiras eficientes de se portar da melhor forma possível e garantir o seu emprego por um bom tempo é o que todos querem saber e será exatamente isso que traremos para você aqui nesse artigo. Confira a seguir os 10 comportamentos inadequados – que você deve evitar – dentro do ambiente de trabalho.

 

Comportamentos inadequados no ambiente de trabalho

 

1. Esquecer o lado emocional do ser humano

Para você que é homem e tem um comportamento explosivo, ou você mulher que tem TPMs intensas é melhor ficar em alerta. O descontrole emocional pode acabar destruindo a sua carreira profissional.
Para evitar esses tipos de comportamentos inadequados no ambiente de trabalho e pôr em risco o seu emprego, procure sempre considerar o diálogo em primeiro lugar. Uma boa conversa pode acabar resolvendo muitas crises em nossa vida e no trabalho, não é verdade?
Recomendo a leitura de nosso post sobre Inteligência Emocional, onde também falamos sobre isso.

2. Tratar os seus superiores de igual para igual

Nunca se esqueça que hierarquia é e sempre será hierarquia. Tanto os seus superiores em termos de cargos como aquelas pessoas importantes e necessárias para manter o seu emprego, devem ser tratadas com a formalidade exigida e você não pode, em hipótese alguma, confundir as coisas nesse aspecto.
Embora você mantenha um bom relacionamento com seu chefe fora da empresa, é preciso que entenda uma coisa: a vida pessoal jamais deve ser confundida com a vida profissional, ou seja, dentro do ambiente de trabalho você deve manter a sua postura e ter atitudes formais perante os seus superiores.
Claro que você não precisa ter medo dos seus superiores, mas procure manter um relacionamento formal e objetivo com eles, pois dessa forma você demonstrará que é um bom profissional e conseguirá manter o seu cargo a salvo por muito tempo.

3. Mostrar menosprezo pelo seu trabalho ou pelos colegas de trabalho

Uma coisa que você precisa ter em mente é que fazer as tarefas que são delegadas a você com facilidade pode acabar se tornando uma “faca de dois gumes”.
O seu empenho e dedicação no desenvolvimento do trabalho delegado deve ser valorizado pelos seus superiores e também pelos seus colegas de trabalho, mas quando isso não acontece e você mostra sofrimento ou falta de dedicação na realização dessas tarefas com certeza essa atitude poderá ser prejudicial para a manutenção do seu cargo em uma empresa.
Outra atitude que você deve evitar é menosprezar o trabalho desempenhado pelos seus colegas. Procure não lançar opiniões sobre a área que não é a sua e nem tente discutir o que de fato você não sabe. O ideal mesmo é você se dedicar ao seu trabalho e deixar que os demais façam o mesmo em seus respectivos cargos para que assim o relacionamento no ambiente de trabalho permaneça na mais plena harmonia.

4. Atrasar tarefas de trabalho

O desempenho é sem dúvida alguma um dos pontos mais avaliados pelos gestores de uma empresa, e se você não cumpre com os prazos e as metas estabelecidos em seu ambiente de trabalho com certeza será um nome certo na lista dos futuros desempregados.
Portanto procure entregar suas atividades dentro do prazo mas sem descuidar da qualidade do que você está entregando, pois esse fator também conta muito na hora da avaliação dos seus gestores.

5. Não admitir os seus erros

Uma coisa é certa, ninguém gosta de errar, mas isso faz parte da vida e no ambiente de trabalho, erros acontecem diariamente. Mas o que não pode de jeito nenhum acontecer é você cometer erros e acabar jogando a culpa em terceiros só pra não assumir o que fez.
Assumir a culpa e tentar corrigir o erro que você cometeu, com certeza, é a conduta mais correta que você deve ter no ambiente de trabalho.

6. Ser espontâneo demais e falar o que vem a cabeça

O local de trabalho é um ambiente onde os comportamentos e as atitudes devem ser moderados pois estão constantemente sendo avaliados. Por isso ser espontâneo em algumas situações pode até ser algo positivo mas quando se fala em ambiente de trabalho esse comportamento inadequado deve ser evitado ao máximo para o bem da sua carreira profissional.

7. Falta de postura no ambiente de trabalho

É importante que você mantenha uma postura condizente com o cargo que ocupa no ambiente de trabalho, ou seja, procure não sentar de qualquer forma, mantenha a coluna ereta, ande sempre de cabeça erguida mesmo que o seu dia não esteja indo tão bem, pois ao fazer isso você estará se mostrando um profissional com uma postura exemplar e provavelmente será apontado como uma referência para as demais pessoas que fazem parte do seu convívio de trabalho.
Mas vale ressaltar que a postura não está ligada somente ao aspecto físico, mas também apresenta relação com o lado comportamental de uma maneira geral. Falar palavras inadequadas, de baixo calão no ambiente de trabalho com certeza caracterizará um comportamento inadequado neste ambiente e que deve ser evitado.
Também é preciso ter cuidado com a sua vestimenta, pois caso não seja uma confraternização ou algum evento mais informal, o ideal é que você escolha um look mais formal e discreto.

8. Fazer fofocas no ambiente de trabalho

Esse comportamento inadequado definitivamente deve ser evitado no ambiente de trabalho pois ao fazer isso tanto os seus colegas como os seus gestores passarão a ter uma má impressão sobre você e isso pode refletir no ambiente em si, com o surgimento de intrigas e conflitos.

9. Brincadeiras excessivas

Um ambiente de trabalho não precisa ser algo sério demais, mas também não se pode exagerar nas brincadeiras pois isso acaba tirando o seu foco e o das outras pessoas que trabalham com você no que diz respeito a execução das tarefas, por isso nada de brincadeiras em excesso.

10. Não ter iniciativa

Profissionais que apresentam iniciativa com certeza se destacam em relação aos demais, por isso um comportamento inadequado que você precisa evitar para se tornar um bom profissional é deixar de ter iniciativa no momento certo.

Bom, é isso! Através dessas dicas sobre comportamentos inadequados, é possível entender o que pode e o que não pode fazer para se tornar um profissional competente e de referência no ambiente de trabalho.
E você, o que pensa sobre este tema? Comente abaixo e compartilhe conosco! 🙂

2 comentários

  1. Excelente trabalho. Todos os itens são muito importantes para que a pessoa tenha uma orientação correta para o seu ambiente de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. *

*

Scroll To Top